Saiba como fazer leite de amêndoas e conheça seus benefícios para a saúde

463 Visualizações
© Depositphotos.com / belchonock Leite de amêndoa possui baixo índice glicêmico e ajuda na digestão.

O leite de amêndoas já é conhecido daqueles que possuem alergia à lactose e que também não podem usar a soja como segunda opção (ou por não apreciarem ou por também apresentarem alergia ao grão). Ele também é um ótimo emagrecedor e controlador do diabetes, porque seu índice glicêmico é bastante baixo.

A amêndoa é a semente da amendoeira e provem das regiões quentes e áridas do Oeste da Ásia e do Norte da África. Ela é poderosa na prevenção e no tratamento da osteoporose, na diminuição da pressão alta, na redução de inchaços provocados por retenção de água, na prevenção de contrações prematuras durante a gravidez e na diminuição de cãibras. Ela também facilita a digestão e contribui para o bom funcionamento do intestino.

Todos esses benefícios estão atrelados ao fato de a amêndoa possuir grandes quantidades de fibras, magnésio, cálcio e vitamina E, além da arginina, aminoácido que, entre outras funções, é precursor do óxido nítrico, uma substância vasodilatadora. Essa semente poderosa é a única oleaginosa que tem o benefício de alcalinizar o sangue. Isso é muito importante, porque ,quando o sangue está exageradamente ácido, há o aumento do risco do desenvolvimento da osteoporose e uma forte tendência à queda da imunidade.

É possível comprar o leite de amêndoas já pronto em supermercados, mas seu custo é alto chegando a uma média de R$ 10 o litro. Uma opção super saudável e bem mais barata é produzir seu próprio leite de amêndoas em casa. Veja a seguir o passo a passo da receita de leite de amêndoas caseiro e desfrute de todos os benefícios que ele oferece sem gastar muito com isso.

Leite de amêndoas caseiro

Ingredientes:
2 xícaras de amêndoas cruas e sem sal;
6 a 8 xícaras de água.

Modo de preparo:
Deixe as amêndoas de molho durante a noite. No dia seguinte, jogue a água fora e seque levemente as amêndoas. Coloque-as no liquidificador ou processador, bata com a água e coe com um coador de pano fininho. Se for feito com menos água, a bebida fica mais grossa e pode substituir o leite de vaca em várias receitas.