Revista Meio Ambiente Industrial organiza FIMAI

458 views

FIMAI

A FIMAI, Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade expõe há 14 anos as tendências e inovações tecnológicas do setor socioambiental que servem de apoio para o desenvolvimento sustentável. Realizada pela Revista Meio Ambiente Industrial, o evento é uma oportunidade para investidores ficarem por dentro das novidades da tecnologia ambiental espalhadas pelo mundo todo.

Além disso, o evento é um espaço para aproximar empresários de fornecedores e possibilitar relacionamentos comerciais, estimulando a troca de informações sobre bens e serviços do mercado sustentável. São mais de 20 serviços na área de tecnologia verde que abrangem os setores de reciclagem, responsabilidade social, transporte de produtos perigosos, tratamento de água, esgoto, educação ambiental, emissões atmosféricas, entre outros. Estas tecnologias são aprimoradas na tentativa de amenizar o impacto dos problemas ambientais brasileiros como o auto índice de poluição nas cidades e o desmatamento.

Trânsito na China
Foto: so8

A poluição atmosférica ainda incomoda principalmente a população dos grandes centros urbanos. Programas de controle de emissão de poluentes moderaram 18 milhões toneladas de gases tóxicos de mais de 7 milhões de carros na cidade de São Paulo em 2012, segundo informações da Ecofrotas, empresa especialista em gestão sustentável de frotas. Para amenizar, uma das alternativas é a tecnologia de carros híbridos que utilizam energia elétrica como combustível.

O desmatamento na Amazônia em queda desde 2004 voltou a crescer. O Inpe mostrou que houve um aumento de 50% de área desmatada de toda a Amazônia. Outra questão polêmica que pode contribuir para o desmatamento é a construção da usina de Belo Monte, no Estado do Pará. Ecologistas do Instituto Imazon afirmam que a construção prevê a derrubada de 5.316 km2 de áreas florestais.

Questões ambientais

A reciclagem brasileira que cresceu em torno de 2% ao ano em 2012, de acordo com Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) ainda é uma setor que precisa de melhorias. Por isso a FIAM se compromete a elencar as políticas de planejamento de resíduos sólidos para disseminá-las e atingir a marca de 20% do índice de reciclagem de resíduos até 2015, como foi proposto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Na Europa, o avanço das normas de reciclagem ensinadas nas escolas são praticadas em casa e refletidas no comportamento das pessoas nas ruas. Um estudo do Sebrae sobre política de resíduos sólidos baseado em informações da Eurostat, comissão Européia de estatísticas, revelou que a Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Austrália e Dinamarca representam 50% dos países europeus que realizam a coleta seletiva, separando plástico, papel, vidro e metal e formando padrões de forma correta.

Coleta Seletiva
Foto: Ministério da Saúde

Outra questão que preocupa empresários é o saneamento básico nacional. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2004, colocou o Brasil em 9º lugar no ranking com 13 milhões de pessoas sem acesso a banheiro. Do esgoto gerado, só 35 % recebe algum tipo de tratamento. Diante desse problema empresas de saneamento propõe alternativas rentáveis para tratar e distribui os efluentes, conhecidos como água de reuso.

Público da FIMAI

O público alvo da feira não fica restrito somente aos profissionais de engenharia ambiental. Especialistas das áreas de saúde ocupacional, recuperação de áreas degradadas, laboratórios ambientas, profissionais de comunicação e marketing, gerenciamento de resíduos, bombeiros, cooperativas de reciclagem, ou seja, todos os profissionais podem interagir com a sustentabilidade neste espaço.

Além disso, a feira conta com uma estrutura que poderá diluir os assuntos técnicos para estudantes de engenharia ambiental e cursos técnicos que poderão visitar, e com a supervisão dos professores tirar dúvidas junto aos expositores.

Quer ser um expositor?

Para expor na FIMAI é preciso realizar um cadastro no site e solicitar a visita de um representante. Clique aqui para mais informações.

Serviço

Onde: Expo Center Norte, Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Quando: 05, 06, 07 de novembro de 2013

Inscrições: gratuitas