Minhocão deve ganhar primeiro jardim vertical permanente

648 views
Reprodução / Instagram Jardim deve ficar pronto no início de setembro.

A prefeitura de São Paulo anunciou este mês o primeiro jardim vertical a ser instalado em um prédio vizinho ao Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão. Com a autorização dada, a estrutura começou a ser montada em julho e tem previsão de conclusão até o dia 5 de setembro.

Segundo o site da própria prefeitura “o jardim será instalado em uma empena cega [paredes lisas e externas a edifícios, sem abertura à iluminação, à ventilação e à insolação] de 302 metros quadrados do Condomínio Edifício Huds, localizado na Rua Helvétia, 965.”

Os jardins verticais são boas opções para grandes cidades que sofrem com falta de espaço verde. Eles são instalados em paredões de prédios ou superfícies em geral, como muros ou paredes. As vegetações escolhidas são adaptadas a esses ambientes, sendo comum o uso de plantas com raízes mais superficiais, como a dinheiro-em-penca (Callisia repens), a lambari-roxo (Tradescantia zebrina), a peperômia (Peperômia scandens) entre muitas outras.

Este tipo de jardim contribui para a filtração da poluição do ar e para uma diminuição das temperaturas, tanto dos ambientes internos como dos ambientes externos em que são instalados. As plantas auxiliam também no controle da umidade, além de representarem uma significativa barreira acústica. Sem contar que melhoram a estética e oferecem maior conforto dentro das paisagens cinzas da cidade.

A prefeitura de São Paulo analisa a instalação em outros sete prédios na região do Minhocão. A escolha dos edifícios é feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA). Essas medidas visam revitalizar a região e estão dentro das ações previstas pelo Decreto nº 55.994, que permite uma compensação ambiental em obras e serviços, jardins verticais e coberturas verdes.

Os recursos para a implantação dos jardins virão da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, por meio dos Termos de Compensação Ambiental (TCA) com as incorporadoras. No primeiro edifício, a empresa W Torre foi selecionada para a instalação e manutenção do jardim pelos próximos seis meses. Após esse período, a manutenção será de responsabilidade da prefeitura.

Podem se candidatar à instalação dos jardins verticais os condomínios que possuem empenas cegas que estejam localizados a uma quadra do Minhocão. São cerca de 140 prédios que se encontram em situação apta a receber os jardins. As cartas de interesse na instalação devem ser entregues na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), na Rua do Paraíso, 387/389 – térreo, das 9h às 16h.