Americano constrói casa sustentável com oito mil dólares na Tailândia

525 views
Steve Areen Steve’s Thailand Home Dome Creation.

Boas ideias não necessitam obrigatoriamente de muito tempo e dinheiro para se tornarem realidades. Ao decidir que iria se aposentar, o ex-assistente de voo Steve Aaren, procurou uma nova forma de viver a vida. Após viajar pelo mundo, o americano resolveu construir uma casa sustentável na Tailândia com suas próprias mãos.

A cultura local e a paixão do americano pelo país asiático, além do incentivo de seu irmão e de seu cunhado serviram de inspiração para o empreendimento. O local escolhido para a casa foi uma fazenda orgânica de mangas e o pensamento era sempre o mesmo: utilizar técnicas simples, baratas e rápidas de serem aplicadas, que deixassem o local bonito.

Aaren contou com apenas dois ajudantes, porém o projeto era tão simples que foi finalizado em apenas seis semanas de trabalho. A agilidade do processo se deve muito a legislação da Tailândia e ao formato escolhido para a construção.

A residência tem como base a utilização de materiais facilmente encontrados na região, como tijolos, bambu e plantas comuns utilizadas para a composição de telhados. Ao todo são 150 metros de residências, distribuídos em pequenos cômodos.

Apesar de não ter conseguido construir uma casa totalmente isolada das redes de água e energia elétrica, o proprietário aplicou técnicas para conseguir diminuir seu consumo energético ao máximo. As imensas janelas que circundam a casa e as claraboias utilizadas para elevar a quantidade de luz natural que adentra ao ambiente são algumas delas.

Ainda há outra vantagem no projeto: o preço. A casa construída em seis semanas custou apenas oito mil dólares, pouco menos de R$ 16 mil. Agora, a intenção de Aaren é levar o projeto para outros lugares do mundo.

Steve Areen Steve’s Thailand Home Dome Creation.