Os benefícios da iluminação natural nos ambientes

4.883 Visualizações
iluminação natural
Foto: pro.casa.abril

Os projetos arquitetônicos atuais tem priorizado a iluminação natural, já que a prática traz diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável. A técnica se resume a basicamente utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais na região.

Para utilizar bem a luz natural nos ambientes do imóvel é necessário analisar a localização do terreno, se atentando à posição do Sol ao nascer e ao se pôr, aproveitando essa iluminação nos cômodos que vão necessitar de mais luz.

O conforto visual que a iluminação natural produz é o primeiro benefício que podemos citar, já que a luz do Sol deixa o ambiente mais agradável, gerando bem-estar. Outro fator importante é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona.

iluminação natural
Foto: amitgeron

Não podemos esquecer dos benefícios para a saúde, é comprovado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias moderadas de sol, ao ter contato com a luz natural, o corpo produz vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

Vale ressaltar que durante o inverno, o vidro torna o ambiente uma estufa natural e assim aquece o ambiente. Porém, no verão o vidro pode deixar o ambiente mais quente, o que exige a utilização de ar condicionado ou ventiladores. Para solucionar o problema, o vidro deve ser temperado ou laminado, para assim filtrar os raios solares que entram e proteger o ambiente, para que ele não fique excessivamente aquecido.

O Brasil é um país que contribui para a aplicação de iluminação natural, já que as temperaturas na maioria dos estados são altas. Basta que os arquitetos comecem a priorizar a técnica, que como visto traz inúmeros benefícios.