Exemplos de projetos de reciclagem

3.870 Visualizações

A destinação adequada do lixo urbano, um dos maiores desafios ambientais da atualidade, tem gerado oportunidades para famílias e jovens em todo o país. Para dar um destino certo ao material descartado e evitar impactos ao meio ambiente, projetos de reciclagem recrutam pessoas por toda parte, oferecendo uma alternativa sustentável de fonte de renda.

Instituto Reciclar
Foto: Instituto Reciclar

Em São Paulo, o Instituto Reciclar, criado há 18 anos, realiza um amplo programa de capacitação profissional através da reciclagem de papel. Nele, adolescentes de comunidades carentes aprendem todo o processo de produção artesanal de papel para a fabricação de produtos reciclados como cadernos, blocos e cartões.

O projeto funciona como um primeiro emprego, já que os jovens recebem salário e têm carteira assinada. Além disso, o Instituto Reciclar oferece complementação cultural e educacional, com aulas de português, matemática, conhecimentos gerais e informática. Para tanto, seleciona alunos com boas notas, bom comportamento e frequência escolar.

Outra iniciativa, voltada para a destinação correta do lixo eletrônico, também tem gerado renda para diversas famílias na capital e municípios da região metropolitana de São Paulo. Além de evitar que o lixo eletrônico seja descartado em locais inadequados, prejudicando o meio ambiente, o projeto Eco-Eletrônico promove treinamentos sobre a triagem correta e comercialização do material, prevenindo contra o risco de contaminação e garantindo melhores preços na venda das peças.

eco-eletro
Foto: institutogea

Enquanto a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que obriga fabricantes de eletrônicos a realizarem a logística reversa, não é colocada em prática por grande parte das empresas, projetos como o Eco-Eletrônico têm sido fundamentais para oferecer à população opções para destinação correta do lixo eletrônico evitando o descarte em locais impróprios.