A importância da contabilidade ambiental nas empresas

5.116 views
empresa sustentável
Foto: Atitudes Sustentáveis

As empresas são as principais exploradoras de recursos naturais, com produções em larga escala que causam impactos muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente. Para controlar essas atividades nasceu a contabilidade ambiental, uma ferramenta que apresenta condições para a empresa contribuir com a proteção ambiental, em paralelo com seus dados econômicos e financeiros.

Especialistas da área ambiental dialogam com a administração da instituição com o intuito de buscar estratégias que mitiguem os danos causados em longo prazo ao meio ambiente. As empresas são orientadas a concentrar seus esforços no gerenciamento ambiental, a divulgar relatórios contábeis e de sustentabilidade – com informações sobre as ações que estão sendo adotadas na área socioambiental – e apresentar os planejamentos acerca do tema.

A ferramenta deve ser transversal dentro da instituição, desde o processo de tomada de decisões, à governança e à avaliação de desempenho das atividades.

A contabilidade ambiental se encarrega de classificar os eventos de cunho ambiental das empresas, separando as informações de natureza operacional e ambiental para, a partir daí, gerar informações úteis e qualificadas para os usuários, por meio do relatório de sustentabilidade, por exemplo, ou de outras fontes de informação, como site, revista e folhetim.

A questão ambiental, aliás, vem sendo observada cada vez mais pelo consumidor. Muitos já se preocupam em comprar produtos ECO, que são fabricados com base na sustentabilidade.

produtos orgânicos
Foto: Environment Blog