Fralda de pano reduz impacto ambiental

738 Visualizações

Apesar de cogitada como ultrapassada, fralda de pano moderna ajuda na preservação do meio ambiente e diminuição do volume de resíduos.

Usadas antes do surgimento das fraldas descartáveis, as de pano continuam sendo a melhor opção quando o assunto é a preservação ambiental. Mas, não se engane ao pensar que essas fraldas são como as de antigamente. Existem versões modernas com tecidos resistentes e tecnológicos que auxiliam na higienização dos bebês e a diminuir o impacto ambiental.

Sustentabilidade prejudicada

O consumo das fraldas descartáveis é um dos fatores considerados como mais prejudiciais quando o assunto é a preservação do meio ambiente. Por isso, tem se tornado alvo de muitas críticas, já que em média seis mil fraldas são utilizadas e descartadas nos três primeiros anos de vida da criança. Como cada uma delas leva, aproximadamente, 450 anos para se decompor, é extremamente poluente.

Além disso, para a produção de fraldas são utilizados recursos como a celulose de árvores (plantadas em regime de monocultura) e materiais derivados do petróleo que contaminam o ambiente. Além de substâncias absorventes que podem causar irritações e alergias nos bebês.

Fralda ecológica

Capazes de se ajustarem ao corpo da criança, conforme seu crescimento, as fraldas de panos com botões de fecho e elásticos caseados nas pernas e cintura, se tornam diferente das antigas fraldas de pano, que necessitavam de alfinetes para serem fechadas. Com uma cobertura extra de revestimento nas perninhas para evitar vazamentos e marcas em peles sensíveis.

Após o uso, é recomendado que armazene as fraldas de xixi em um mesmo balde, separando apenas os absorventes das capas para evitar a propagação do cheiro. Porém, se houver fezes, despeje o excesso no vaso sanitário antes de colocá-las no balde.

Para a lavagem na máquina, acrescente uma colher de sopa de detergente e meio copo de vinagre branco a cada 20 fraldas e dê preferência por um produto que agrida menos o ambiente como os de origem ecológica.

Menor poluição

Com menos recurso para ser fabricada, a fralda de pano dura cerca de três anos, um período que corresponde a 5,5 mil fraldas descartáveis utilizadas. Além disso, não utilizam produtos químicos na composição, o que facilita na degradação e auxiliam o meio ambiente. Portanto, as de tecido são práticas, modernas, sustentáveis e geram uma grande economia financeira.

Quantidade ideal

Se você pretende fazer a transição das fraldas descartáveis para as de pano, é importante que tenha a quantidade certa para não falte durante as trocas do bebê. Por isso, se a criança usa em média 8 fraldas por dia, é necessário que você tenha um estoque de, aproximadamente 30 para que dê tempo de serem limpas.