“Hospital Verde” no Rio de Janeiro é exemplo de ações sustentáveis

730 Visualizações
Sede da Unimed Volta Redonda
Foto: unimed

“A sustentabilidade está no centro do nosso planejamento estratégico. Isso significa que todos os nossos objetivos e projetos buscam o permanente equilíbrio e acreditamos que isso só ocorra se conseguirmos fazer algo em prol do meio ambiente”, afirma Elizabeth Carolina Mathias de Araújo, vice-presidente da Unimed Volta Redonda. De acordo com a representante da organização de trabalho médico, a meta é cuidar tanto da saúde humana quanto do bem-estar da natureza.

Parceiro do Instituto Educa Mata Atlântica desde 2008, o empreendimento é responsável pelo desenvolvimento do “Hospital Verde”, inaugurado em 2010, que conta com medidas benéficas ao meio ambiente e aos recursos naturais, como: coleta seletiva; tratamento dos resíduos sólidos e líquidos; utilização de termômetros digitais (produtos que possuem mercúrio em sua composição); impressoras inteligentes para evitar desperdícios e imagens digitalizadas, evitando assim o consumo de filmes radiológicos e químicos.

A estrutura do Hospital Unimed, com 13.500 m², foi projetada para obter eficiência energética, baixando a demanda por eletricidade, e um sistema de reaproveitamento da água da chuva, visando à conservação dos recursos naturais. Além disso, a edificação possui área exterior arborizada, graças à colaboração do Instituto Educa Mata Atlântica, que executou o plantio de 1.800 mudas no local.

Ecologicamente correta, a Unimed Volta Redonda investiu na implantação de prontuários 100% eletrônicos, ação que já propiciou a economia de 1,6 milhão de folhas de papel. Todas estas medidas fazem parte da ação “Juntos para cuidar ainda mais do meio ambiente”, que credenciou a organização médica no posto de finalista do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade realizado em 2013, na categoria de Grande Empresa.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Unimed Volta Redonda

Ação: Juntos para cuidar ainda mais do meio ambiente