Empresa europeia oferece faxina sustentável com 80% de economia de água

571 views
© Depositphotos.com / garloon Limpeza.

A crise da falta de água em São Paulo reabriu a discussão sobre diversos hábitos brasileiros do dia a dia. Muito se fala sobre a economia da água ao tomar banho, escovar os dentes, mas também temos que levar em conta a os métodos empregados para a limpeza da casa.

Principalmente em áreas da casa cobertas por azulejos, como os banheiros e cozinha, o desperdício de água é grande, uma vez que a água é jogada sobre o piso com sabão para posteriormente ser enxaguada. Uma torneira aberta por 15 minutos, por exemplo, consome 279 litros de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Com um método inovador, a House Maid, empresa oriunda de Portugal, oferece no Brasil desde outubro de 2013 um serviço de faxina que reduz em mais de 80% o consumo de água durante a limpeza. A companhia conta com um kit exclusivo, que, composto por produtos de origem orgânica e vegetal, como a microfibra com partículas de prata entrelaçadas, conclui o processo usando de 15 a 30 litros de água, em casas de até 90 m².

“No Brasil, as pessoas estão acostumadas a limpar a casa jogando água no chão, o que só dá a impressão de ambiente limpo, pois na verdade, a sujeira é espalhada”, diz Ivanira Gomes, diretora da House Maid.

A ideia de oferecer uma limpeza ecologicamente correta surgiu após Portugal passar por uma crise por conta da falta de água. A partir daquele momento, a empresa que havia sido criada apenas para ser mais um serviço de limpeza tradicional, mudou seus conceitos e transformou sua maneira de realizar suas tarefas.

© Depositphotos.com / lentolo81 Faxina.

O dono de um imóvel de 90 m² pode contratar o serviço da House Maid por um valor de R$ 135, preço menor que o cobrado por diaristas convencionais em alguns lugares do país. “Eles deixam de gastar cerca de R$ 150 por mês com a aquisição de itens para limpeza. Além disso, temos clientes que relatam uma redução de até 20% na conta de água”, comenta Gomes.

Apesar de só ter chegado no Brasil no final de 2013, a House Maid foi criada em Portugal há 14 anos. A companhia realiza, atualmente, cerca de 20 mil limpezas domésticas mensalmente em todo o mundo.