Empresa de energia eólica cria modelos de geradores verticais

1.068 Visualizações
Gerador vertical
Foto: ropatec

A Ropatec, companhia italiana especialista em tecnologia de energia eólica, instalou uma nova unidade em Santa Catarina capaz de produzir turbinas eólicas com eixos verticais que economizam espaço, podendo ser instaladas mais próximas uma das outras e produzindo a mesma quantidade de energia limpa. De acordo com estimativas da empresa, será possível produzir três modelos diferentes de turbina geradora, totalizando 500 unidades de cada exemplar por ano.

Turbinas geradoras verticais e horizontais possuem capacidade de produção de eletricidade de 3 KW (kilowatts), 10 KW, 20 KW, 30 KW e até 35 KW. Além disso, por serem turbinais mais baixas que as de eixo horizontal (modelo convencional), os 34 metros de altura desses geradores não influi na rota de vôo dos pássaros, pois está mais visível para eles.

A filial da empresa em Santa Catarina é a primeira fora da sede na Itália. Já a segunda unidade no nordeste poderá ser construída daqui a três anos. Para Fernando Miceli, CEO da instituição, a região apresenta condições de vento propícias ao uso da energia eólica, além de favorecer a logística para a exportação.

As turbinas de eixo vertical podem ser instaladas para gerar energia elétrica para edifícios, indústrias, fazendas, entre outros. Na Europa, por exemplo, elas são mais usadas na agropecuária. Miceli disse ao portal Petronotícias que ainda não tem previsão do custo do produto.

Gerador vertical
Foto: ropatec