Cidade do Espírito Santo recebe planejamento de mobilidade urbana e rural

601 views
Município de Serra, ES
Município de Serra, ES. Foto: serra.es.gov

A cidade de Serra, localizada há 25 km da capital Vitória, também pode ser considerada uma cidade sustentável devido ao empenho de uma instituição que percebeu ser capaz de contribuir com a melhoria das vias públicas. Por isso, a ArcelorMittal Tubarão, empresa especializada em recapeamento, criou o projeto socioambiental de pavimentação das ruas do centro da cidade e área rural para garantir o trânsito de veículos e pedestres. Ao todo, desde o início do projeto em 2006, cerca de 330 quilômetros de ruas e estradas receberam pavimentação adequada.

Intitulado “Programa Novos Caminhos – Soluções sustentáveis para a melhoria da mobilidade urbana e rural”, a iniciativa coordenara por João Bosco Reis da Silva, especialista em gestão ambiental, consiste na aplicação monitorada do REVSOL E REVSOL Plus – subprodutos da escória de aciaria, resíduo da produção de aço em processo de recapeamento em ruas sem pavimentação. Já nas regiões rurais, o uso desse revestimento facilita o escoamento de líquidos da produção agrícola para o solo.

Desde setembro de 2006, data de início do programa, até dezembro de 2011, a empresa, em parceria com a prefeitura de 11 municípios do Estado do Espírito Santo, já recuperou aproximadamente 850 estradas e vias rurais em um total de 329 km. Nos cinco anos de projeto, a empresa disponibilizou cerca de 800 mil toneladas de REVSOL. O resultado dessa iniciativa refletiu como destaque no Banco Digital de práticas de sustentabilidade empresarial do Benchmarkingi Brasil 2013, prêmio vinculado ao Instituto Mais.

Empresa: ArcelorMittal Tubarão

Case: Programa Novos Caminhos – Soluções sustentáveis para a melhoria da mobilidade urbana e rural

Responsável: João Bosco Reis da Silva, Especialista em Gestão Ambiental