Máquina de lavar roupa portátil não precisa de eletricidade para funcionar

1.176 views
Divulgação Com apenas 56 cm de altura, a Drumi cabe facilmente em um cantinho de apartamentos pequenos.

As residências dispõem de espaço cada vez menores. Pensando nisso, Yi Jiang teve a ideia de criar uma lavadora de roupas portátil que não precisa de eletricidade para funcionar.

Com apenas 56 cm de altura, a Drumi é uma máquina de lavar compacta que pode limpar até sete peças de roupa pequenas – ou três camisetas, ou uma calça jeans – sem a necessidade de uma tomada. Para gerar energia, é preciso colocar o pé no pedal.

É possível usar sabão em pó ou líquido e cada lavagem dura apenas cinco minutos: 1 a 3 minutos para o ciclo de lavagem, e 1 a 2 minutos para o enxágue. A Drumi tem capacidade para cerca de cinco litros de água, e promete usar 80% menos água e sabão em pó que uma máquina comum.

Além disso, há uma válvula na parte inferior para drenar a água suja; basta pressionar um botão para ativá-la. Então, você continua pressionando o pedal para retirar o excesso d’água e pendurar a roupa.

No blog da Yirego, empresa canadense responsável pelo invento, Yi Jiang diz que teve essa ideia porque percebeu que “muitos apartamentos e condomínios não têm áreas de serviço privativas. Em vez disso, os moradores são obrigados a usar lavanderias fechadas ou públicas, lavar roupas à mão, ou tentar espremer uma máquina pequena no banheiro”.

Já sobre a questão elétrica, Jiang relata que à medida que ele começou a desenvolver o protótipo, ele quis canalizar sua criatividade e pensamento sustentável em algo mais inovador.

A Drumi foi premiada pelo Sustainable Design Awards em 2013 e em sua versão final deve ser composta em 40% de material reciclado. Por enquanto a Drumi está em pré-venda apenas para canadenses pelo equivalente a R$ 300, sendo que o prazo de entrega é julho de 2016. A Yirego pretende lançar uma campanha de crowdfunding para arrecadar mais fundos.