Suecos criam louça sustentável e que não precisa ser lavada

669 views
Louça sustentável.

Uma das tarefas mais odiadas em todo o mundo – e a mais desanimadora também –, a lavagem de louça pode estar com os seus dias contados. E não é por causa das máquinas cada vez mais tecnológicas e comuns nas residências, mas sim, devido a uma tecnologia que não usa nem água e nem energia.

Foi o estúdio sueco de design Tomorrow Machine, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, que desenvolveu a louça que não precisa ser lavada. Os utensílios domésticos auto limpáveis são feitos de um tipo de cera dissolvida por meio de alta pressão e temperatura.

Leve e resistente, eles imitam uma folha de lótus, que, devido a sua nanoestrutura, causa repulsão à água. Os produtos ainda repelem sujeira e óleo quase como um ímã.

O projeto experimental, que pode chegar ao mercado nos próximos anos, vem fazendo sucesso nas redes sociais nas últimas semanas. Isso porque a ideia de não precisar mais enfrentar pilhas de louça depois do jantar parece um sonho inalcansável. Para ter um prato limpo depois da refeição, basta batê-lo no lixo e está pronto para o uso novamente.

Tecnologia sustentável

A criação permite poupar água, um dos recursos mais escassos do planeta. A ideia dos criadores é tornar a tecnologia a mais sustentável possível, já que o produto poupa recursos durante o processo de fabricação e durante o seu ciclo de vida. Além da água, o uso de energia também é reduzido e este pode ser o fim das lava-louças.

A ideia surgiu quando a equipe de designers da Tomorrow Machine foi desafiada pela Federação Sueca das Indústrias Florestais a desenvolver um produto futurístico a partir da celulose extraída das árvores. O resultado, que ainda é protótipo, já encantou as indústrias e a própria Federação. No entanto, os criadores afirmam que, por ser uma tecnologia muito nova, ainda não está pronta para ser desenvolvida em escala industrial.

Louça sustentável.