Designer cria chuveiro que recicla água instantaneamente

713 views
Chuveiro que recicla água
Foto: fox8

Devido às mudanças climáticas e ao expressivo aumento populacional, fatores registrados nos últimos anos, os volumes das reservas de água têm diminuído e a demanda aumentou. Exemplo disso é o baixo nível apresentado pelo Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, condição que levou a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) a pedir que a população use água de forma racional. Entretanto, a empresa sueca Orbital Systems desenvolveu um chuveiro que recicla água instantaneamente, criação esta que poderia reduzir o desperdício de H2O.

Elaborado por Mehrdad Mahdjoubi, formado na instituição Danish Design Center, o conceito chamado de Duche Orbital (ou “OrbSys”) é capaz de promover economia de até 90% de água e 80% de eletricidade. “Para um banho de 10 minutos de duração [utilizando o Orbital System], você gasta 5 litros d’água, enquanto um chuveiro convencional despende 150 litros no mesmo período”, conta o idealizador.

O designer explica que, quando a ducha é acionada, o líquido cai diretamente em um dispositivo de drenagem e, em seguida, chega a um purificador de H2O (com capacidade para tornar a água potável) e retornar ao chuveiro. Para realizar este processo cíclico, Mehrdad Mahdjoubi executou a instalação de um sistema que conduz a água até o aparelho de banho.

Fornecendo conforto e água em boas condições de higiene, o “OrbSys” possui regulação de temperatura, monitoramento digital e estabilizador de pressão hídrica. Além disso, o artigo promete demandar pouca manutenção e, com seu desempenho econômico, render reembolso em menos de dois anos.

“Para ele [Mehrdad Mahdjoubi], não se trata de criar objetos legais, mas sim de salvar o mundo”, declara Nille Juul-Sørensen, diretor do Danish Design Center. Mentor de Mahdjoubi durante o desenvolvimento do projeto na instituição de ensino, Nille afirma que o Duche Orbital “é mais do que um produto”, por provocar uma mudança drástica no consumo da população.

Empolgado, o diretor sugere que a invenção poderá ser incorporada à cultura global e até “gerar um movimento popular”. “Como eu poderia voltar para casa e dizer para minha esposa que não comprei esse chuveiro?”, brinca Nille Juul-Sørensen. No entanto, ele diz que seu maior interesse é o desenvolvimento do sistema, uma vez que a tecnologia poderia ajudar a reduzir o gasto de recursos hídricos com lavagens de automóveis e roupas, por exemplo.

Chuveiro que recicla água
Foto: orbital-systems