Recife terá sistema de aluguel de automóveis elétricos

364 views
Recife
Recife. Foto: observatoriodorecife

Recife está prestes a contribuir com o desenvolvimento sustentável investindo em tecnologia para redução de gases tóxicos emitidos pelos 636.114 veículos que circulam pela capital. Por isso, o projeto Porto Digital leva até as vias da cidade os automóveis movidos a álcool e gasolina, que serão compartilhados em um sistema parecido com o aluguel de bicicletas, para fazer percursos de curta e média distância. A estimativa do projeto é atender ate 200 pessoas após a inauguração no próximo mês de maio. Já os veículos elétricos podem aparecer apenas no segundo semestre de 2014.

A ideia do programa era disponibilizar carros elétricos logo no início, mas devido à ausência de legislação específica estadual e pelo modelo nem estar disponível ainda no Brasil, o sistema operará somente com o modelo Fiat 500 convencional. A cor do veículo ainda não foi definida, porém, segundo os organizadores, o carro pode ser semelhante a cor das bicicletas do Porto Leve, sistema de aluguel de bikes, administrado pela mesma empresa do projeto com automóveis.

De acordo com Guilherme Calheiros, diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, em entrevista ao portal Diário de Pernambuco “os carros serão substituídos pelo modelo Fiat 500 elétrico até o final do ano”. Sendo assim, serão dispostos três modelos de Fiat 500 movidos somente à bateria. O diretor não informou o valor da tarifa a ser paga pelo usuário devido os estudos que estão sendo realizados para calcular o tempo de uso de cada carro, que está na média de 30 a 60 minutos. O projeto prevê que caso o usuário ultrapasse o horário estipulado, haverá cobrança das horas adicionais.

Local de retirada dos veículos

Os carros podem ser retirados e devolvidos em seis estações de Recife: Shoppings RioMar e Tacaruna; em frente ao C.E.S.A.R., perto do prédio do Porto Digital, no Bairro do Recife; na Estação Central do Recife, no bairro de São José, na Rua Capitão Lima, em Santo Amaro.

Carro elétrico
Carro elétrico da Fiat, que será parceira no projeto. Foto: Divulgação