Empresa cria turbina eólica para ser usada em espaços rurais e urbanos

796 views
Instagram.com / Newwind Árvore pode ter vida útil de até 25 anos.

Considerada uma das energias mais limpas e renováveis, a energia eólica vem crescendo significativamente nos últimos anos. De acordo com a Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA, em inglês) a energia produzida pelos ventos em todo o mundo chegou a 435 GW em 2015.

Colaborando para aumentar ainda mais esses números e ajudar o planeta a se tornar mais sustentável, a empresa francesa R&D New Wind desenvolveu uma turbina eólica que pode ser usada tanto em espaços rurais como urbanos. O projeto começou a ser produzido em 2011 por Jerôme Michaud-Larivière, CEO da empresa, que decidiu criar um sistema de geração de energia elétrica na forma de uma árvore.

Batizada de L’éolien 2.0, a árvore tem instalada no lugar de suas folhas miniturbinas feitas de PVC verde, que irão se movimentar e gerar energia a partir de uma quantidade pequena de vento, em 360 graus. Dentro da estrutura da árvore ainda estão abrigados cabos e geradores, que contribuem para o design externo do produto.

A L’éolien 2.0 terá uma capacidade instalada de 3,1 Kw e a sua produção vai variar de acordo com a velocidade do vento (de 1.320 kWh para ventos de 3 metros/segundo até 3.160 kWh para ventos de 5 metros/segundo). Mesmo possuindo dezenas de folhas em sua composição, quando uma delas tiver alguma pane elétrica, não haverá interrupção em seu funcionamento.

Outras vantagens da árvore é que ela é muito silenciosa e capaz de operar por 280 dias por ano, enquanto outros equipamentos rodam apenas 200 dias, sendo possível chegar a uma vida útil de até 25 anos de funcionamento, resistindo a altas temperaturas, segundo o fabricante.

O Parque de Radôme, em Pleumeur-Bodou, na Bretanha francesa, recebeu um dos projetos pilotos da árvore e tem capacidade de geração de 2,5 a 4 kWh. Cada uma delas tem 11 metros de altura, podendo abastecer uma família de até quatro pessoas. Entretanto, o valor dessa nova tecnologia ainda é bastante alto, chegando a custar €29.500 por unidade, mas isso não impediu que empresas e autoridades encomendassem 21 delas.