Crianças cultivam horta em resort residencial

247 views
Divulgação A partir dos dois anos, os pequenos já começam a ajudar no cultivo.

Está localizado na Praia Brava, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, um resort residencial que está servindo de ótimo exemplo de compromisso ambiental. Lá existe uma hora comunitária feita pelos próprios moradores do empreendimento. Eles cuidam de todos os detalhes de preparação da terra e sementes, cultivo e muito mais. Além disso, muitas crianças também participam da iniciativa.

Supervisionadas por adultos, as crianças (a partir de dois anos) aprendem desde cedo como é importante trabalhar em harmonia com a natureza e o valor de plantar e cuidar dos alimentos que vão chegar à mesa. Meninos e meninas cuidam do cultivo de legumes, frutas, saladas e até temperos, tudo localizado em uma enorme área verde dentro do Brava Home Resort, com mais de 20.000m². Somente a horta orgânica ocupa 500m².

Neste espaço, cada criança é responsável por um alimento, inclusive elas colocam seus nomes no que acabaram de plantar. Assim é mais fácil de identificar e cuidar do trabalho. “É surpreendente o envolvimento das crianças com a horta. Além de valorizar o meio ambiente e descobrir novos sabores, a horta cria um senso de responsabilidade muito interessante”, afirma Rafaela Pinheiro, gerente de comunicação da incorporadora do empreendimento, a Procave.