Conheça os benefícios da abobrinha para a saúde

1.251 Visualizações
iStockphoto.com / RawFile Acredita-se que as abobrinhas modernas, em geral, tenham surgido de uma versão mais selvagem já existente na América Central há mais de 10 mil anos.

A abobrinha já é considerada ingrediente fundamental na mesa de todos os brasileiros. Embora seja conhecida como um legume, na verdade ela se encontra na família das frutas e se originou em uma faixa do continente americano que vai do Peru até os Estados Unidos.

Hoje, a abobrinha é um ingrediente-chave para quem busca opções vegetarianas e veganas, sem deixar de ser um acompanhamento para pratos com carnes. Seus nutrientes são muito importantes para uma dieta balanceada e sua versatilidade lhe rende o título de um daqueles coringas da gastronomia.

Nutrientes da abobrinha

A abobrinha é rica em uma substância que se chama niacina ou vitamina B3. Ela auxilia na remoção de substâncias químicas tóxicas do nosso corpo, também participa do processo de digestão e absorção de carboidratos, gorduras e proteínas, contribui para uma boa digestão, participa da produção de hormônios sexuais e hormônios relacionados ao stress, tem poder antioxidante, além de contribuir para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso. A abobrinha também apresenta outras vitaminas do complexo B e do complexo A e conta com potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio em sua composição.

Com todos esses nutrientes, ela se torna benéfica para melhorar a imunidade do organismo, para retardar o envelhecimento precoce, para proteger nosso DNA, para aliviar a pressão alta, para prevenir o Alzheimer e doenças cardiovasculares, evitar a osteoporose e crises de epilepsia.

iStockphoto.com / ElenaGaak É possível variar bastante no preparo da abobrinha: crua, cozida, assada, grelhada, refogada, em saladas, sopas, acompanhamento de carne ou peixe…

Como usar na cozinha

A abobrinha é um ótimo alimento para a substituição de massas de farinha que contém glúten e pode ser uma boa opção para receitas veganas e vegetarianas. Fatias do conhecido legume podem substituir a massa de uma lasanha ou serem cozidas com corte de espaguete e substituir esse tipo de massa em um macarrão mais leve e saudável.

Ela possui baixíssimas calorias, 100 gramas de abobrinha possui cerca de 27 Kcal, e pode entrar na receita de bolos, biscoitos e pães (do mesmo modo que a cenoura é utilizada, a abobrinha pode ser um substituto delicioso). Além desses usos mais criativos, ela não deixa de ser ótima opção em sopas, saladas e refogada, como acompanhamento dos pratos.