Ação da Fundação Salvador Arena ajuda a reflorestar a cidade de São Bernardo

341 views
Reprodução / CEFSA Mudas de plantas distribuídas pelo programa CEFSA Solidário.

Felizmente, a consciência ambiental vem tomando conta das cidades. Ações como reciclagem do lixo e reúso da água estão entrando aos poucos na rotina de muitos moradores. E outra iniciativa bem bacana que merece atenção é o plantio de árvores.

Em São Bernardo do Campo, cidade da Grande São Paulo, um grupo de alunos decidiu arregaçar as mangas e se unir a um projeto social que está deixando a cidade mais verde e preservada.

O projeto faz parte do CEFSA Solidário, programa que desenvolve ações que visam a transformação social na região de São Bernardo do Campo (SP) e que foi criado por alunos do Colégio Termomecanica (CTM).

Reprodução / CEFSA Alunos e professores do comitê do projeto CEFSA Solidário.

Em 2015, a iniciativa já distribuiu gratuitamente mais de 2.500 mudas de árvores. Em sua última fase do ano foram 80 goiabeiras cedidas ao programa de reflorestamento da prefeitura. Essas árvores contribuirão para a recuperação de margens de rios, parques e praças.

Antes de ir para o trabalho prático, as crianças envolvidas no projeto tiveram treinamentos para que pudessem atuar como porta-vozes do tema Pegada Ecológica. Os alunos disseminaram a importância da conscientização abordando o tema com a família e os amigos.

O projeto também existe no centro escolar onde alunos mais velhos são responsáveis por conscientizar e contribuir para o despertar cidadão dos mais novos que, futuramente, passarão a contribuir com o programa. Uma verdadeira rede de cidadania.