Brasil conta com 120 mil doadoras de leite materno

476 views
iStockphoto.com / LaChouettePhoto De janeiro a setembro, Brasil contabilizou 119 mil litros de leite doados.

Pensar no próximo também é uma atitude sustentável. Por isso, o dia 01 de outubro pode ser uma boa oportunidade para se colocar esse pensamento em prática. No Dia Nacional de Doação de Leite Humano os Bancos de Leite espalhados pelo país fazem campanhas para conscientizar as mamães da importância de doar este líquido tão importante para a saúde dos bebês.

De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, de janeiro até o presente momento, o Brasil contabiliza mais de 120 mil doadoras. E até agora foram coletados 119.402,7 litros de leite humano. Durante todo o ano de 2014, o quantidade doada em todo o país foi de pouco mais de 186 mil litros.

A técnica da Rede de Bancos de Leite Humano, Danielle Aparecida da Silva, conta que o Distrito Federal merece destaque quando o assunto é doação de leite materno. “É um estado que alcançou a sustentabilidade em aleitamento materno e uso de leite humano em unidades hospitalares”, explica.

A mãe que produz um volume superior ao que seu filho mama pode se tornar uma doadora. Para prestar sua solidariedade, basta entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo e passar por uma avaliação. Os profissionais de saúde podem ir até a casa da doadora oferecer as orientações necessárias e recolher o pote com o líquido. Não há uma quantidade mínima a ser doada.

“Os Bancos de Leite não são apenas um local onde se deposita o leite humano. São muito mais que isso. São casas de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno e encontram-se de portas abertas para a sociedade, para toda mulher que tenha dificuldade, dúvidas ou apenas necessite de um pequeno suporte para o momento da amamentação”, comenta Danielle.

Sobre o Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Instituída em 2003 pelo Ministério da Saúde, a data mobiliza os Bancos de Leite do Brasil a promoverem ações que sensibilizem a população sobre a importância da doação de leite. A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado no dia 19 de maio, por isso os Bancos de Leite Humano têm se mobilizado pela mudança da data do “Dia Nacional de Doação de Leite Humano”, do dia 01 de outubro para o dia 19 de maio, de forma que as campanhas de conscientização aconteçam em conjunto com outros países.