Conheça o pedal de bicicleta que gera energia elétrica

1.827 Visualizações

As bicicletas já conseguem gerar energia elétrica para diversos aparelhos, mas estas são raras aqui no Brasil. O pedal sustentável, criação de José Carlos Armelin, professor de um colégio do interior de São Paulo, é feito com um rolo de treino – bobina com gerador elétrico por onde desliza o pneu da bicicleta – que pode ser instalado em qualquer bicicleta e gerar uma carga de energia para abastece e manter vários tipos de equipamentos funcionando.

Pedal Sustentável
Foto de Divulgação

O rolo de treino é colocado nos pedais e ao pedalar a voltagem gerada pelo sistema é de 14,5 VCC (voltagem corrente contínua). Quando a voltagem passa por um inversor de tensão, ela é convertida para 115 volts. Com esta quantidade de carga é possível carregar TV de LED, amplificadores, celulares, games, notebooks, tablets e outros aparelhos.

Além de ser uma fonte de energia limpa, o pedal sustentável faz bem à saúde. O Professor Armelin conta que “o produto foi criado para estimular a atividade física dentro de casa e ainda se entreter com a energia elétrica gerada”.

Pedal Sustentável
Foto de Divulgação

A capacidade de geração de energia do pedal sustentável pode chegar a 150 watts de potência, podendo ser armazenada ou ainda gerar carga para 40 celulares ao mesmo tempo. Por depender da disposição física de quem pedala, a quantidade de carga varia. Pessoas sedentárias podem gerar 50 watts, mas com treino adequado é possível atingir a capacidade total.

O pedal sustentável tem grande importância nas escolas também, pois auxilia o processo pedagógico da física ao ilustrar as questões sobre potência e carga, além de trabalhar os conceitos de sustentabilidade.

O pedal sustentável será produzido em série para atender a demanda das academias que querem economizar com a conta de luz. Enquanto isso, o produto que tem patente aqui no Brasil pode ser encontrado no valor de R$ 1.800. Mais informações sobre a invenção estão no site do produto.