Dados sobre sustentabilidade no Brasil

13.135 Visualizações
Sustentabilidade nas empresas
Foto: potrich

De acordo com um estudo realizado pela UniEthos, 69% das empresas brasileiras reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade.

A pesquisa intitulada “Estratégias Empresariais para a Sustentabilidade no Brasil”, que foi feita com 250 companhias nacionais, de todos os tamanhos, ainda revelou que 65% disseram que inovação e reposicionamento no mercado estão entre os principais objetivos quando incluída a sustentabilidade.

A preocupação acontece, principalmente, devido aos problemas enfrentados pela população mundial atualmente, que estão relacionados diretamente ao meio ambiente e à qualidade de vida. Por isso, há cada vez mais uma necessidade de difundir o conceito de sustentabilidade na sociedade e, também, nas empresas.

Alguns exemplos de boas práticas são os esforços para tornar água potável e para melhorar o rendimento econômico – com aumento da produção, por exemplo; adoção de práticas e serviços não agressivos ao meio ambiente; e verificação climática de suprimentos das empresas.

Cidades Sustentáveis

Com a sustentabilidade cada vez mais presente no Brasil e no mundo, foram criadas as chamadas cidades sustentáveis. Muito bem planejadas e administradas, elas adotam práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

Cidade sustentável
Foto: naturlink

Dentre as ações adotadas por essas cidades, estão aquelas voltadas à diminuição da emissão de gases do efeito estufa, o planejamento e melhoria na qualidade dos serviços de transporte público – mobilidade urbana –, e a criação de sistemas eficientes voltados para a reciclagem de lixo.

No Brasil, a cidade de João Pessoa é reconhecida pela proteção de áreas ambientais. Já Curitiba é famosa, dentre outras coisas, pelo planejamento estratégico envolvendo o lixo – 70% é reciclado – e a preocupação com a mobilidade urbana – a cidade tem 200 km de ciclovias e 385 linhas de ônibus, o que permitiu que o tráfego de automóveis diminuísse em 30%, mesmo com o crescimento da população.

Para estimular mais cidades a adotarem uma vida mais sustentável, o Programa Cidades Sustentáveis oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, com um conjunto de indicadores e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem seguidas pelos municípios.

Energia Renovável

Energia Eólica
Foto: admiriam

A alta capacidade de transformar energia limpa por meio de fontes alternativas coloca o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros países. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que somos o quinto maior investidor em energias renováveis do mundo, com cerca de US$ 7 bilhões.

Atualmente o Brasil está prestes a se tornar um dos líderes mundiais na produção de aerogeradores, equipamentos destinados a produzir energia elétrica a partir dos ventos. O país também investe na produção de energia solar, com investimento de mais de US$ 26 bilhões. Há também projetos relacionados à Biomassa, que utiliza o lixo orgânico, resíduos agrícolas e óleo vegetal para a produção de energia.