Plataforma mapeia e monitora uso do solo no Brasil

431 views
Reprodução / MapBiomas Na plataforma serão analisados todos os biomas terrestres e três áreas transversais – agricultura, pecuária e zona costeira.

No último dia 26 de novembro, Ong’s, universidades e empresas brasileiras se reuniram para o lançamento de uma plataforma online que fará o monitoramento dos solos brasileiros. O site, batizado de MapBiomas é uma parceria entre essas instituições e produzirá mapas e relatórios anuais sobre o uso das terras brasileiras. Ele também fará um apanhado histórico que reconstituirá os dados sobre o solo de 1985 até os dias atuais.

A plataforma vem como uma importante fonte de informações e pesquisa sobre o uso da terra no Brasil e possibilitará que dados sobre emissões de gases do efeito estufa e de usos da terra para agropecuária sejam facilmente levantados. Para que a plataforma fosse viável, foi utilizado o Google Earth Engine como ferramenta. Todos os biomas brasileiros estão contemplados do mapeamento e áreas de agricultura, pecuária e atividades nas zonas costeiras ganham o foco do monitoramento.

Confira o site do MapBiomas e aproveite essa importante ferramenta que oferece dados para uma melhor gestão de nossos solos e para o levantamento de informações que viabilizem políticas públicas e privadas mais eficientes.

Conheça mais sobre a plataforma no vídeo: