Conheça o conceito de liderança sustentável e veja como ele pode ser aplicado

1.715 views
Sustentabilidade empresarial
Foto: eco-business

Os resultados de uma empresa não estão mais focados apenas nos indicadores financeiros. Buscar o desenvolvimento da organização, dos colaboradores e da sociedade são os principais atributos da liderança sustentável. O conceito segue o princípio da distribuição de poder e também prioriza o cuidado com o meio ambiente, para que as atividades desenvolvidas não ameacem o bem-estar das futuras gerações.

O líder sustentável precisa criar um ambiente propício para que esse desenvolvimento aconteça. Uma das maneiras é saber reconhecer os pontos fortes e fracos da instituição e contar com o apoio de pessoas qualificadas para a gestão de cada área. Dentre os desafios estão apresentar produtos inovadores, praticar ações que melhorem a vida das comunidades e buscar o engajamento de pessoas – ações que integram o tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico).

Além disso, é preciso implementar o processo de mudança estabelecendo visão e missão relacionados à sustentabilidade; mensurar os desempenhos com base em metas específicas – como tratamento de efluentes, mitigação da poluição e dos gases do efeito estufa, gestão da água e luz; alinhar estratégias e metas com todas as unidades operacionais; envolver fornecedores na estratégia verde; comunicar os resultados e a evolução por meio de relatório de sustentabilidade e canais de comunicação da corporação; educar os stakeholders (partes interessadas), dentre outras atribuições.

A responsabilidade social e a sustentabilidade devem permear as decisões do novo líder empresarial. Em tempos de consumo excessivo e escassez de recursos naturais, o grande desafio mundial é aliar desenvolvimento com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente.