Possante real abastecido com vinho e queijo

75 views

O Príncipe Charles revelou a receita, até então secreta, que usa como combustível do seu Aston Martin – e é bastante deliciosa e, melhor ainda, sustentável.

O futuro rei britânico disse recentemente à BBC que converteu seu carro, que dirige há mais de cinco décadas, para funcionar com vinho e queijo. O Aston Martin usa um combustível chamado E85, feito do que ele descreve como “excedente de vinho branco inglês e soro do processo de queijo”.

O que é o E85?

Falando de forma simples e direta, esse combustível refere-se basicamente a uma mistura de combustível de 85% de bioetanol e 15% gasolina sem chumbo. Geralmente é mais barato do que a gasolina comum e também menos denso em energia. Essa mistura de etanol e gasolina cria um novo combustível mais sustentável e ecológico do que a gasolina.

O E85 libera emissões zero de dióxido de carbono no ar e, na verdade, reduz o dióxido de carbono na atmosfera. Como o etanol vem de fábricas, o processo de fabricação cria muito menos poluição do que a extração da gasolina.

O bioetanol, ou simplesmente “etanol”, é uma fonte de energia renovável produzida pela fermentação do açúcar e dos componentes do amido de subprodutos vegetais – que são as fontes mais comuns e conhecidas, mas também poderia ser produzido usando a combinação de queijo e vinho do Príncipe.

O monarca é conhecido por ser franco quando se trata de proteção ambiental. Em 2020, ele até se aventurou na moda sustentável, colaborando com os designers para produzir uma coleção de roupas feita com urtigas colhidas diretamente do seu jardim.

Como fazer uma conversão verde de um carro movido à gasolina

Se você não quer comprar um carro novo projetado para funcionar com bioetanol, mas quer reduzir as emissões de CO2 do seu carro à gasolina, você pode comprar um dispositivo que o converta.

Embora a conversão seja um grande investimento inicial, o etanol combustível custa significativamente menos para produzir do que os combustíveis fósseis como o petróleo – portanto, você deve economizar dinheiro no longo prazo. O E85 também pode ajudar seu motor a funcionar de forma mais limpa e pode até torná-lo silencioso.

Verdade seja dita

Especialistas em combustíveis alternativos e sustentabilidade afirmam que o veículo do príncipe Charles é um caso específico, que essencialmente não é escalável como um modelo específico.

Quando se trata de resolver a crise ambiental em torno do transporte, o fato é que os carros elétricos estão evoluindo muito mais rapidamente do que o combustível verde. Quando o Tesla começar a ser vendido para o mercado de massa, o mundo automotivo pode esperar a primeira grande sacudida em uma mudança real em direção aos veículos elétricos. Mas, enquanto isso, se você vir etanol combustível à venda – e tiver um veículo flex – carregue o tanque e dirija sem culpa.

Foto da capa: WPA Pool / Getty Images
Fontes: Cars.com | Green Future | Euronews