Barreiras acústicas das estradas podem gerar energia solar

351 Visualizações
Reprodução / Eindhoven University of Technology Energia seria capaz de fazer um carro elétrico andar por 900km.

O mundo precisa de novas alternativas e fontes de energia e, felizmente, muitas ideias vêm surgindo. Na Holanda, por exemplo, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven criaram uma solução para captação de energia solar nas rodovias do país. Funciona assim: barreiras acústicas são instaladas nas laterais de uma determinada rodovia que, por sua vez, armazenam a luz do sol em painéis translúcidos. Esta energia será transformada em eletricidade e distribuída na sequência.

As barreiras acústicas que hoje conhecemos não são esteticamente bonitas, mas os pesquisadores já pensam em alternativas para chamar a atenção do público, como criar painéis coloridos ao longo da estrada. “Graças a suas muitas cores, os painéis são atraentes, o que os torna ideais para uso em diferentes situações. Outras vantagens são que o princípio utilizado é de baixo custo, é robusto e pode trabalhar mesmo quando o céu está nublado”, ressalta um dos responsáveis pelo projeto, Michael Debje, ao site da universidade.

O projeto ainda está em desenvolvimento, mas testes iniciais já revelaram que somente um quilômetro de barreiras acústicas tem a capacidade de armazenar energia solar e fornecer eletricidade para até 50 famílias durante um ano inteiro ou, ainda, garantir o funcionamento de um carro elétrico por 900 quilômetros seguidos. Estas barreiras acústicas possuem cinco metros e largura e 4,5 de altura.