Agricultura sustentável: Conheça o sistema agrícola mandala

14.136 Visualizações
Sistema agrícola mandala
Foto: noticiasderolandia

Um dos primeiros passos para se tornar um produtor rural é escolher com qual produto se deseja trabalhar e depois determinar como será realizado o cultivo desse alimento. Caso não tenha um lugar adequado para o plantio, uma saída é investir no sistema agrícola mandala, muito difundido em pequenas produções rurais.

Mandala é uma palavra de origem sânscrita que significa círculo e, universalmente, representa a harmonia e a integração. Pegando carona nessa definição, o sistema mandala possui estrutura circular de plantio e visa diversificar a atividade agrícola. Cada seguimento, nove círculos em média, ajuda o outro a sobreviver.

Além de ser fonte de alimento para as famílias, esse sistema contribui para aumentar a renda dos moradores de áreas rurais de pequeno porte e estimula a produtividade em grupo entre os agricultores.

Baseado no conceito de agricultura sustentável, esse sistema funciona da seguinte maneira:

• No centro do sistema agrícola mandala é construído um reservatório de água com formato circular, com capacidade média de 30 mil litros. Ele serve para irrigar a plantação e também é destinado para a criação de peixes e aves. Além disso, o esterco dos animais pode servir de adubo e a água é distribuída com a ajuda de uma bomba elétrica.

• Em seguida, vêm os três primeiros anéis, os chamados Círculos de Melhoria da Qualidade de Vida Ambiental. Eles são destinados para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais.

• Os círculos seguintes, chamados de Círculos da Produtividade Econômica, são reservados para o plantio de milho, feijão, abóbora e frutíferas, por exemplo.

• O Círculo do Equilíbrio Ambiental, o último da mandala agrícola, serve para construir cercas vivas e quebra-ventos. Assim, ajudará a melhorar a produtividade e também servirá de alimento para os animais.

Sistema agrícola mandala
Foto: nucleomandalla

O controle de pragas da plantação pode ser feito com a ajuda de galinhas que, soltas no meio do canteiro, podem se alimentar de insetos.

O custo de implantação do sistema de mandala agrícola é de aproximadamente R$ 4 mil e pode ser construído em espaços reduzidos. Entretanto, antes de iniciar o processo, é importante avaliar as condições do solo para identificar quais são as necessidades do agricultor e quais plantas e hortaliças são melhores para cultivar na região.