Você sabe para onde vai o lixo que produzimos em nossas casas

420 Visualizações

O segmento da reciclagem é um dos que mais faturam na atualidade. Porém, o Brasil país perde bilhões de reais por manter enraizado, a prática de jogar lixos e resíduos produzidos diariamente na natureza. Apesar da situação ser tratado com certo descaso, boa parte da população não faz ideia para onde vai toda essa quantidade de lixo que é gerada. Este resultado, deve-se ao fato de que o destino do lixo é bastante variado. Para conhece-los, veja abaixo 5 destinos possíveis dos resíduos que são produzidos em casa:

Aterro Controlado e Aterros Sanitários

Os aterros controlados são locais cercados e fiscalizados, onde o espaço para disposição final do lixo é coberto diariamente com terra. No caso dos aterros sanitários, a área disposta para os resíduos é distribuída por camadas compactadas e cobertas diariamente com argila para evitar insetos e mau cheiro. Nessa técnica, tanto os gases oriundos quanto o chorume fabricado, recebem o tratamento correto para o descarte.

Incineração

Um dos destinos que o lixo pode levar é um dos processos considerados mais inovadores atualmente, que é a queima de resíduos através das usinas de incineração. Apesar da técnica reduzir os volumes dos lixos drasticamente, a combustão emite gases que, quando não tratados, são grandes poluentes ao ecossistema.

 

Lixões

Infelizmente, os lixões ainda continuam sendo utilizados para serem o abrigo de todo tipo de resíduos gerado pela população. O local mistura toda categoria de lixo (reciclável, orgânico, seco, e até úmido) e os resíduos ficam exposto a céu aberto sem nenhuma proteção ou tratamento, o que é altamente prejudicial ao meio ambiente e saúde pública.

Centros de triagem ou usinas de reciclagem

Os centros de triagem e usinas de reciclagem são os locais onde o material reciclável é separado de acordo com o seu tipo (papel, vidro, metal, plástico), para então ser vendido para as empresas que viabilizam a reciclagem. No modelo atual do mercado de reciclagem, não é normal que a empresa que opera a separação dos resíduos seja a mesma que os recicla.

Usinas de compostagem

Conhecido também como “reciclagem natural”, um dos destinos do lixo são as usinas de compostagem. Elas são responsáveis por utilizar a técnica na separação do resíduo orgânico e transforma-los em adubo. O processo consiste em 3 etapas: separação do lixo, trituração e peneiração. O resultado final será o adubo, que poderá ser utilizado na aplicação do solo para melhoria de suas características, sem gerar danos ao meio ambiente.

Por mais que existam destinatários apropriados para receber a grande quantidade lixo produzida pela sociedade, e diversas campanhas estimularem a conscientização e importância da reciclagem, apenas uma pequena parcela de nossos resíduos é destinada corretamente, o que faz com que a parte maior da parcela seja depositada sem tratamento em lixões e aterros sanitários.