Unigel reforça compromisso com a sustentabilidade

548 Visualizações

Plásticos pós-consumo tem destino certo, que não o aterro sanitário, muito menos o descarte em qualquer lugar. Descartando-os corretamente, não só se assegura a preservação ambiental, como a criação de novos produtos.

Durante a Feiplastic (Feira Internacional do Plástico), que ocorreu em São Paulo entre os dias 22 e 26 de abril, a Unigel, uma das maiores produtoras de acrílicos e estirênicos da América Latina, lançou a plataforma PS: Pense Sustentável, cujo objetivo é fomentar a conscientização e educação ambiental a fim de valorizar a cadeia produtiva do plástico. Sendo a empresa produtora de resina Poliestireno (PS), o título que dá nome ao projeto aproveita a sigla que é utilizada como referência do material para fazer um alerta: o descarte correto dos resíduos está em nossas mãos.

No evento, a Unigel apresentou a parceria com uma de suas clientes a empresa Santa Luzia, de Santa Catarina , que produz rodapés utilizando PS reciclado. A ideia da Unigel é fazer a coleta de plásticos pós consumo em cooperativas de material reciclável e também em buffets de festas, espaços de eventos, padarias e lanchonetes nas regiões de São Paulo, Guarujá e São José dos Campos, com o objetivo de ampliar a captação de material reciclável, tratá-lo e ofertar aos seus clientes um mix de PS reciclado e virgem, para a fabricação de novos produtos, dando início, assim, a um novo ciclo de logística reversa.

A coleta de resíduos plásticos industriais (antes do consumo), através de mais parcerias com transformadores, será também outra forma de ampliar captação de material reciclado.

Durante a Feiplastic, coletores foram disponibilizados no estande da Unigel para receber as embalagens de produtos consumidos pelos visitantes. Através de um cartaz e o manuseio de objetos variados, o mímico Rafael Rafé convidava o público a dar sua contribuição ao ciclo da reciclagem, transmitindo a mensagem de que, na natureza, tudo pode ser reutilizado ou reciclado.

O compromisso da Unigel com o meio ambiente começa com ações dentro da própria empresa. Todo o resíduo gerado pela equipe de funcionários é destinado à reciclagem.

 Além disso, a Unigel intensificará seu apoio às cooperativas, fomentando a reciclagem de plástico, valorizando os materiais e gerando renda para os cooperados.