Confira 3 brinquedos recicláveis fáceis de fazer

321 Visualizações

Para aproveitar o resto de materiais recicláveis, como papelão, palitos de sorvete, tampas de garrafas pet, é possível criar e desenvolver brinquedos atrativos e educativos. Muitos desses produtos acabam indo para o lixo, quando na verdade podem ganhar uma segunda utilidade.

Isto porque grande parte desse volume material, é gerado por uso doméstico de produtos e embalagens vazias, que depois de serem consumidas acabam sendo descartados. Para melhor aproveitá-los de uma forma divertida, confira abaixo 3 brinquedos para se fazer com materiais recicláveis:

Jogo de dama com tampinhas

O jogo de damas continua sendo bastante popular nos dias de hoje, não se limitando há nenhum tipo de faixa etária. Para fazer o brinquedo, é necessário um tecido de estampa quadriculada cortado em 4 partes iguais e um número par (12 unidades) de tampinhas (de refrigerante, cerveja, embalagens de limpeza ou quaisquer outros produtos que forneça esse material).

Barquinho com palitos de picolé

Para brincar na piscina, praia ou locais improvisados com água, o barquinho feito com palito de picolé pode ser feito de forma fácil e divertido. Com o material limpo, cole os palitos criando uma base, e então use um número par de palitos na vertical, dando espaço da mesma medida entre um o palito e outro. Em seguida, use o dobro de palitos para colar em cima na horizontal, sem deixar espaço. Espere secar e acrescente um palito em pé ao centro da base com uma bandeira. Usando a criatividade você pode colorir e criar diversos tamanhos e tipos.

Lego com canudos

Os legos têm sido passados de geração em geração, e sempre estão em alta. Uma ideal é criar o brinquedo reaproveitando canudos. Com os canudos de modelo dobrável devidamente limpados, corte-os de forma com que se encaixem de diferentes formatos e tamanhos. Isso aguça a criatividade, educa e ainda conscientiza, pois gera um novo uso ao material.

Dica: Opte por modelos de papéis, e na hora de descartar, lembre-se de separar o material e jogá-lo junto ao demais lixos.

Trem de papelão

Com tubos de papel toalha e rolo de papel higiênico vazio, é possível criar um brinquedo diferente e reciclável. Comece cortando os tubos em diferentes tamanhos para fazer a base, corte pedaços menores para fazer as chaminés, e em seguida separe 4 tampinhas para fazer a roda. Una todas as partes e ligue cada trenzinho com um barbante. Para dar uma vida aos brinquedos, use tinta para colori-los e deixá-los diferentes.