Startup conecta empresas e recicladores para fomentar o descarte correto de resíduos

984 Visualizações
Reprodução / Instagram – Selo Eureciclo Ao fazer a ligação entre as partes envolvidas, o processo de reciclagem se torna mais efetivo.

“Você pode deixar uma marca mais inspiradora no mundo”. Essa mensagem é o que destaca a startup Eureciclo em seu apelo por novas práticas de consumo e descarte de materiais. Através da criação de um ciclo inteligente entre consumidor, reciclador e empresa, o projeto inovador tem mostrado que é possível desenvolver uma cadeia que gere impacto social positivo.

Criada pela New Hope Ecotech, no final de 2014, a iniciativa se apresenta como uma grande auxiliadora da sustentabilidade financeira e do desenvolvimento do setor de reciclagem no Brasil. Para isso, a startup desenvolveu um modelo que aproxima as pessoas de suas marcas de consumo, através da elaboração de um selo que garante à embalagem do fabricante uma maior credibilidade e comprova sua preocupação com o meio ambiente.

O processo é bem simples e funciona em apenas quatro etapas. São elas:

Consumidor – na hora de fazer uma nova compra, basta conferir se o produto escolhido conta com o selo Eureciclo que garante que o fabricante apoia e investe em reciclagem. Após o consumo, realize o descarte do material de acordo com as cores da lixeira seletiva.

Reciclador – na sequência, a triagem é feita pelo reciclador, que poderá se cadastrar no site da startup para participar do processo. Através da plataforma criada para o projeto, o reciclador (autônomo ou cooperativa) receberá das empresas produtoras o pagamento pelo serviço realizado.

Processador – após ser coletado, o material é processado e usado na fabricação de novas embalagens, evitando que mais matéria-prima seja extraída da natureza, e, por consequência, promove a conservação do meio ambiente.

Marca Engajada – com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que o Brasil deve reduzir a massa destinada a aterros sanitários em até 45% até 2031, as empresas entram com o importante papel de adequarem seus respectivos processos de fabricação, fazendo uso de materiais reciclados em suas novas embalagens. Em seguida, o novo produto vai ao mercado com o selo Eureciclo.

No site da Startup o usuário pode se cadastrar de acordo com a categoria que se encaixe mais no seu perfil (empresa, reciclador ou consumidor), e então recebe as orientações necessárias para se conectar com os outros participantes do processo.

Apesar de ter sido fundada há apenas dois anos, a iniciativa tem reconhecimento global e já foi lembrada por diversas instituições e premiações conceituadas do mercado. Para se ter uma ideia, empresas como Algar Agro, Green People e BioWash já adaptaram seus produtos ao novo modelo de fabricação.