Ambientalista doa terras para serem transformadas em parques na Patagônia

315 Visualizações
Reprodução / Tompkins Conservation Terras doadas vão integrar uma rede de 17 parques nacionais da região da Patagônia.

Douglas Rainsford Tompkins, um dos fundadores da marca The North Face, especializada em equipamentos de camping e roupas esportivas, foi um importante conservacionista ambiental e filantropo durante sua vida. Dono de milhares de hectares de terras no Sul do Chile e Argentina, o empresário acabou falecendo em 2015, em um acidente de caiaque. Ainda assim, mesmo com a tragédia, seu legado não foi deixado em vão e está sendo levado adiante.

Kristine Tompkins, viúva de Doug (como era conhecido) e uma das pessoas a herdar seus bens e propriedades, para honrar a memória do marido, decidiu então doar mais de 400 mil hectares de suas terras (o equivalente a um milhão de acres) para integrar uma rede de 17 parques nacionais da região da Patagônia chilena.

O acordo entre a família do ambientalista e o governo chileno foi celebrado pela presidente Michelle Bachelet, durante a assinatura de Kristine, que reiterou a importância da doação dessas terras para preservação da “fonte de biodiversidade”, evitando que a área pudesse ser esquecida pelas pessoas com o passar do tempo.

Para a Patagônia, a ação marca um importante passo na luta para sua conservação, já que a relação entre os Tompkins e o Chile sempre foi marcada por atritos e desconfiança, por parte das autoridades locais, o que dificultou, muitas vezes, a aquisição de novas terras por suspeitar das reais intenções do casal.

Após alguns anos de convivência na região, a família conquistou o respeito e admiração de seus vizinhos, o que ajudou Doug a enfatizar seu compromisso de recuperar a fauna da Patagônia. Na assinatura de transferência de posse, Kristine lembrou do marido e falou da felicidade que o mesmo teria se pudesse prestigiar o momento.

A Tompkins Conservation, uma organização sem fins lucrativos criada pelo casal, descreveu a atitude como a maior doação de terras da história de uma entidade privada para um país.