China constrói ciclovia aérea com 7,6 km de extensão

367 Visualizações
Reprodução / Dissing + Weitling Ciclovia está ligada a outros sistemas de transporte, a três polos financeiros e cinco bairros residenciais.

De alguns anos para cá, novas soluções alternativas de transporte têm aparecido como opção para servir as pessoas em meio ao trânsito caótico enfrentado nas grandes cidades. As bicicletas, por exemplo, além de contribuir para a melhora da mobilidade urbana, ajudam o planeta, diminuindo consideravelmente a poluição proveniente de automóveis.

Seguindo a tendência mundial, a China anunciou, no último mês, um passo importante para avanço da questão, com o lançamento de um projeto inovador. Trata-se da inauguração da primeira ciclovia aérea do país e a maior do planeta em extensão, com 7,5 quilômetros.

A cidade litorânea de Xiamen, que pertence à província de Fujian, é o local em que a megaciclovia foi construída. A nova opção para os ciclistas chineses oferece um trajeto altamente funcional, já que é ligada a três polos financeiros e cinco bairros residenciais, além de se conectar com outros sistemas de transporte em 13 pontos (11 viários e duas estações de metrô).

Ciclovia chega para tornar o transito mais sustentável

De acordo com o governo chinês, a ciclovia é capaz de receber até dois mil usuários por hora, o que fará com que o trânsito da região seja desafogado. A expectativa é de que mais de 3,5 milhões de pessoas circulem na via só no primeiro semestre, fazendo com que a proposta de diminuir os níveis de emissão de gases poluentes seja atendida.

Vale destacar ainda que, o espaço não será de exclusividade dos ciclistas. A ciclovia aérea, que em alguns pontos chega a ter cinco metros de altura, conta também com uma área reservada para circulação de pedestres, destacada com cores e sinalizações diferentes, fazendo do local uma grande opção de lazer para a população.

A ciclovia de Xiamen conta também com duas estações de bicicletas públicas, com mais de 300 unidades à disposição. O horário de funcionamento da ciclovia vai das 6h30 às 22h30, que já conta com um sistema de iluminação moderno para garantir a segurança de todos os seus usuários.