Abraço à Represa Guarapiranga: ação traz oficinas sustentáveis

593 Visualizações

O evento que acontece desde 2006 traz novidades este ano. Pelos três pontos da represa de Guarapiranga, que abrange o Parque da Barragem Capela do Socorro, Solo Sagrado e Jardim Ângela serão realizadas oficinas sustentáveis e atividades ligadas à preservação da natureza, como criação de hortas, filmes sobre sustentabilidade, passeio ciclístico e distribuição de mudas de plantas, no domingo (16) a partir das 9h30.

Abraço à guarapiranga
Foto: R7

A 8ª edição do “Abraço à Guarapiranga” estima reunir 4 mil pessoas entre cidadãos e autoridades para um abraço simbólico, uma ação que cobra medidas de conservação de uma das represas mais importantes da região metropolitana de São Paulo.

A represa está ameaçada. As autoridades vêm adotando medidas, mas elas não são suficientes”, Mauro Scarpinatti, organizador do Abraço à Guarapiranga.

O lago da Represa Guarapiranga, com mais de 25 Km², abrange áreas dos municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçú e tem capacidade para fornecer água para 4 milhões de pessoas, cerca de 20% da população da região metropolitana de São Paulo.

Embora pareça abundante, Mauro Scarpinatti, Coordenador da rede de “Olho nos Mananciais” e organizador do “Abraço à Guarapiranga” alerta para a situação atual. “A represa está ameaçada. As autoridades vêm adotando medidas, mas elas não são suficientes”, comenta Scarpinatti.

A ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, com o objetivo de alertar as entidades civis e autoridades sobre a importância da preservação das represas e mananciais em todo o mundo. Com o mesmo objetivo, o “Abraço à Guarapiranga” traz o tema “Água, fonte de viver para o bem”para propor uma reflexão sobre o desperdício da água e mudança nas atitudes da sociedade em relação ao uso dos recursos hídricos.

Programação

Parque da Barragem Capela do Socorro

Endereço: Av. Atlântica, 1.100 – altura do 102 DP – Capela do Socorro

Horário: A partir das 9h30

Atividades: Oficinas de ikebana, sustentabilidade, atividades ambientais e apresentações culturais, maracatu, capoeira, Sarau Cooperifa, johrei, produtos orgânicos das Apas Bororé-Colônia e Capiva-Monos, etc.

10h00 – Saída do passeio ciclístico;

11h00 – Plantio e distribuição de mudas;

12h00 – Arrastão musical, cortejo do Abraço à Guarapiranga.

Jardim Ângela

Endereço: Est. Do Riviera, 3286, Riviera/Jd. Ângela – M’Boi Mirim

08h00 – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;

10h00 – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;

11h30 – Plantio de mudas;

12h00 – Abraço simbólico à Guarapiranga;

Solo Sagrado

Endereço: Est. Do Jaceguai, 6567, Parelheiros

Horário: A partir das 9h30

09h30 – Oficinas de horta caseira, ikebana e reciclarte.

09h30 – Limpeza da orla da Guarapiranga;

10h00- Eco-movie (filmes ambientais)

12h00 – Abraço simbólico à Guarapiranga