Máquina troca material reciclado por bônus na conta de luz

1.034 Visualizações
Reprodução / Facebook Pontos podem ser trocados por descontos na conta de luz, na compra de livros ou na recarga de bilhete único.

A conta de luz está cada vez mais alta e tirando o sono de muitos consumidores. E se a preocupação agora é como baixar o valor a ser pago, a AES Eletropaulo encontrou uma maneira de beneficiar não apenas o brasileiro, mas também o meio ambiente. E a regra é a seguinte: basta separar e reciclar o lixo para receber descontos na fatura.

A Retorna Machine fica localizada em frente às bilheterias da Estação de metrô da Sé e é uma parceria entre a AES Eletropaulo (empresa de distribuição de energia elétrica da região metropolitana de São Paulo) e a Triciclo, criadora da máquina.

A Retorna Machine funciona como um depósito seguro para latas de alumínio e garrafas pet. O usuário deve criar um cadastro na máquina que contenha login, email e senha. Ao efetuar o login e depositar o material, pontos serão calculados para que o desconto seja disponibilizado na fatura da conta de luz.

Latinhas de 350 ml dão direito a 10 pontos, garrafas pet de 2 litros dão 20 pontos. A pontuação varia conforme o tamanho do produto e o material do qual é feito. A cada 100 pontos o usuário consegue um desconto de R$ 0,27 na conta de luz. É preciso apenas informar o número da instalação elétrica que será bonificada.

Além do desconto na conta de luz, o usuário também pode optar por descontos em livrarias ou para recarregar o bilhete único. Mais 20 máquinas já estão prontas para serem instaladas por toda São Paulo. Em outubro, serão inaugurados pontos no Shopping Butantã, no Shopping Jardim Sul e no Shopping Metrô Santa Cruz.

A ideia em São Paulo alia tecnologia e sustentabilidade com uma mudança de hábito que realmente beneficia a população. Em Niterói (RJ), ecopontos já existem espalhados pela cidade e também oferecem descontos na conta de luz da população que os utiliza.

Que cada vez mais cidades adotem medidas como essas!