Moradores em situação de rua ganham cabine móvel para tomar banho

680 Visualizações
Arquivo Pessoal Serviço oferece itens básicos de higiene pessoal, como sabonete, desodorantes e roupas limpas.

Cláudio Lacerda da Silva é diretor de uma empresa especializada em sistemas de aquecimento em Vitória da Conquista (BA). Ao se deparar com a difícil condição de moradores de rua que não tinham como fazer a higiene pessoal, ele resolveu criar, em parceria com um amigo que é proprietário de uma empresa de reboques, um equipamento que pudesse servir de banheiro móvel.

Para iniciar sua empreitada, o empresário foi ouvir as demandas da população que futuramente iria desfrutar do benefício. Em matéria veiculada pelo site Terra, ele explica que muitas entidades e pessoas já oferecem comidas e roupas, mas que para tomar banho, essas pessoas precisavam de baldes e água fornecidos por postos de gasolina.

Como funciona o Banho Solidário 

O reboque disponibilizado para o “Banho Solidário” foi reformado para abrigar dois banheiros, um masculino e um feminino, e uma pia externa. A água é aquecida com um aquecedor de passagem da Orbis do Brasil, com vazão de 17 litros por minuto para duas duchas.

O serviço disponibiliza toalha, shampoo, sabonete, desodorantes e até mesmo roupas limpas, além de informações sobre higiene básica. Cláudio destaca que a conversa e a informação são partes fundamentais do projeto. Em média, uma vez por semana, 20 pessoas são atendidas pelo “Banho Solidário”.

A iniciativa tem ganhado grande reconhecimento nas redes sociais, mas Cláudio alerta que muitas pessoas apenas possuem interesse de contribuir financeiramente e não de se engajar no projeto. “Não adianta só querer e não agir. O carro está dando conta. Dinheiro a gente não aceita. A gente aceita a companhia, ou um material, toalha, shampoo… Por incrível que pareça, dinheiro é o mais fácil”, finaliza o empresário.