Conheça o processo de reciclagem do aço

2.976 views
Aço
Foto: metalurgicaeldorado

O aço é um metal extremamente resistente e versátil. Em nosso dia a dia, podemos encontrá-lo em diversos produtos, sendo o material mais utilizado para embalagens, já que dispensa conservantes no acondicionamento de alimentos e apresenta as características necessárias para armazenar diversos tipos de produtos, como tintas, aerossóis e bebidas.

Além de ser bastante útil, o aço é um dos materiais mais reciclados e recicláveis do mundo. Das embalagens aos componentes de grandes equipamentos, essa matéria-prima pode ser reaproveitada infinitas vezes, em um processo que, além de garantir benefícios ao meio ambiente, é mais econômico e vantajoso do que o utilizado em sua criação original.

A reciclagem do aço é feita de maneira simples. Primeiro, é realizada a separação do material nas cooperativas. Depois de selecionados, são prensados e enviados para as siderúrgicas. Lá, as latas são derretidas e usadas novamente para a fabricação de diversos produtos, como embalagens, peças para carros, bicicletas, entre outros. Os itens produzidos não apresentam qualquer diferença ou perda de qualidade em relação ao aço original.

Por ser um processo extremamente vantajoso, as indústrias que têm o aço como principal matéria-prima estimulam a coleta e reciclagem do produto. Projetos em parceria com organizações têm promovido o recolhimento e reutilização destes materiais, contribuindo com a geração de renda para famílias e preservação da natureza.

Com o crescimento da coleta seletiva, o número de latas de aço recicladas tem aumentado cada vez mais. Em 2011, das mais de 23 mil toneladas de latas produzidas, 85,4% retornaram para a reciclagem, tornando-se matéria-prima para a fabricação de diversos objetos.

Aço
Foto: manutencaoesuprimentos