Confira algumas dicas do que fazer com o seu computador antigo

1.229 views
Computador
Foto: vivaolinux

Você já o mandou para assistência, formatou algumas dezenas de vezes, mas nada parece trazer seu PC de volta à “boa forma”? Se o seu computador já não tem o mesmo desempenho de antes – e você está cansado de ter que esperar alguns minutos para abrir um simples arquivo do Word – então o jeito é mesmo trocar de máquina. Mas o que fazer com o velho PC? Separamos algumas sugestões interessantes e criativas de como dar uma nova utilidade a ele e evitar o descarte do equipamento. Confira:

Transforme-o em um servidor doméstico

Seu velho PC pode ser utilizado para baixar, armazenar arquivos ou ainda para criar uma impressora de rede. Montar um servidor doméstico é super simples e você nem vai precisar de um monitor próprio. Basta configurá-lo a partir do seu monitor atual e habilitar o desktop remoto. Desta forma, poderá acessar o conteúdo do servidor a partir de qualquer outro computador conectado à rede.

Doe-o para alguém

Se a sua máquina continua funcionando, uma boa opção é doá-la para alguma instituição, ONG ou escola. Apesar de não ter o mesmo desempenho de antes, seu computador pode ser bastante útil para outras pessoas.

Envie-o para reciclagem

Computadores, assim como outros eletrônicos, não podem ser descartados no lixo comum. Enquanto a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que obriga fabricantes de eletrônicos a realizarem a logística reversa, não é colocada em prática por grande parte das empresas, o recolhimento destes materiais tem sido feito por ONGs que fazem a triagem e comercialização das peças.

Reaproveitamento: Faça você mesmo

Os componentes de seu velho PC também podem virar matéria-prima para a criação de itens originais e criativos.

Veja algumas ideias para reutilizar o seu antigo teclado:

Em uma comunidade habitacional de Recife, monitores descartados também ganharam uma nova utilidade, funcional e ecológica.