Será que existe reciclagem de carros no Brasil?

792 views
Divulgação Reciclagem de automóveis.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nos últimos 10 anos, o número de carros circulando nas grandes cidades brasileiras aumentou consideravelmente. Estima-se que exista um automóvel para cada 4,4 habitantes. Ao todo, são mais de 45 milhões de veículos. Em 2013, apenas 19 das 5.570 cidades do país registraram uma diminuição na frota de automóveis.

O número assustador pode ser sentido, cada vez mais, no trânsito e no ar poluído. As pessoas tendem a passar mais tempo dentro do carro do que em um lugar fixo, principalmente em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Neste contexto, os automóveis ficam com a imagem cada vez mais arranhada. Isso porque, o aumento do número de carros em circulação também reflete no aumento do número de carros largados em pátios – por questões legais –, nas ruas e até mesmo em lixões.

A alternativa para esse problema? Reciclagem! Segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo (Sindinesfa), tudo em um carro pode ser reaproveitado, especialmente a carcaça e as peças de metal, que voltam a ser uma matéria-prima nobre para as indústrias siderúrgicas.

A falta de leis e incentivos mais consolidados, tanto para diminuir o seu impacto no meio ambiente, como para tirar veículos desgastados para reduzir a poluição, melhorar a segurança e até mesmo reduzir o congestionamento, impede esse tipo de ação no Brasil.

Estima-se que só 1,5% dos carros são reciclados no país. Além disso, o maior aproveitamento é apenas dos pneus: a borracha que é quase toda reaproveitada.

Inciativas em outros países

A reciclagem de veículos já é realizada com sucesso em países como Alemanha e Japão, onde as montadoras conseguem reciclar boa parte dos componentes automotivos. Nos Estados Unidos o índice alcança 95%.

Já na Argentina, a criação de leis que regulamentaram a reciclagem, por exemplo, foi o ponto de partida para a implantação de um programa do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) do país.

© Depositphotos.com / piccaya Reciclagem de automóveis.

No Brasil, desde 2009 conversas sobre reciclagem de automóveis brasileiros circulam nos corredores dos governos. No entanto, só em 2013 a imprensa informou que o governo brasileiro estudava a criação de um programa de reciclagem de veículos, fruto de uma proposta da Fenabrave.

Especialistas apontam que a iniciativa poderia gerar mais empregos e negócios, aproveitaria melhor os recursos naturais de uma maneira economicamente viável e ajudaria a manter uma economia mais sustentável.