Samsung oferece descarte gratuito de eletrônicos

64 views

A ação engloba a reciclagem de baterias, celulares, máquinas de lavar e diversos produtos.

O Programa de Reciclagem Samsung, o Re+, oferece descarte gratuito e ecologicamente correto para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de qualquer marca, tais como baterias, celulares, notebooks, refrigeradores, máquinas de lavar e demais produtos quebrados, usados ou sem uso. As peças retiradas durante o conserto dos produtos também são incluídas no programa.

O Programa integra o compromisso para o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social da empresa. Atualmente, ele conta com centenas de pontos de coleta em lojas e assistência técnica, destinados ao recebimento de pilhas, baterias, acessórios, celulares, tablets e notebooks pós-consumo de qualquer marca. Em março deste ano, a empresa anunciou que seu programa de reciclagem de resíduos registrou um aumento de 54% no volume de coleta e tratamento em 2021, quando comparado ao ano anterior.

Demais produtos também são coletados pela empresa, oferecendo ao consumidor a oportunidade de contribuir com a redução do impacto ambiental ao realizar o descarte adequado e seguro de lixo eletrônico.

Como descartar meu produto?

Foto: Samsung

Produtos de pequeno porte
Celular, tablet, acessórios, pilhas e baterias o descarte deverá ser realizado sempre em uma das urnas de coleta localizadas em assistências técnicas autorizadas ou nas lojas Samsung distribuídas por todo o país. Para concretização do descarte, o usuário/consumidor deverá solicitar por meio do e-mail log.reverse@samsung.com o Termo de Doação que deverá ser impresso, assinado e entregue junto com o aparelho a ser descartado.

Para proteção e segurança dos seus dados, antes de depositar os produtos em uma urna de coleta, o consumidor deverá apagar todos os seus dados pessoais, além de remover o chip da operadora e o cartão de memória. Os dados que eventualmente estiverem armazenados no aparelho e/ou acessórios serão destruídos no processo de reciclagem. Em nenhuma hipótese serão atendidas solicitações de recuperação dos dados, estando as fabricantes e/ou terceiros por estas designados totalmente isentos de qualquer tipo de responsabilidade ou indenização.

Os pontos de coleta podem ser consultados no site do Programa.

Produtos de grande porte
O consumidor que pretenda descartar produtos de grande porte como refrigeradores, lavadoras, lava e seca, ar condicionado e televisores acima de 46, deve entrar em contato com a Samsung por meio do canal de comunicação exclusivo destinado à logística reversa, o log.reverse@samsung.com, informando sua localização (bairro, cidade e Estado) e o tipo do produto a ser descartado, para que a empresa possa definir o melhor procedimento para viabilizar a devolução do produto pós-consumo, seja por meio da indicação do ponto de coleta mais próximo da residência (para produtos de pequeno e médio portes) ou para agendamento da coleta do produto em sua residência (para produtos de grande porte).

Tonner e impressora
Os pedidos de descarte de toners e impressoras da marca Samsung são geridos pela empresa HP. Portanto, as solicitações de coleta e destinação final adequada desses materiais deverão ser solicitadas diretamente por meio do telefone (011) 4090-1590 (Simpress).
Ao depositar seus produtos e acessórios em uma urna de coleta, o cliente confirma a ciência e concorda com a doação dos objetos descartados, em caráter irrevogável, permanente e sem possibilidade de retratação.

Como é feita a reciclagem?

Os produtos depositados nas urnas ou coletados pela Samsung são enviados a um prestador de serviços qualificado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes, sendo submetidos a processos seguros e rígidos de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes.

Uma vez concluída a etapa anterior, tudo o que for reciclável é devidamente processado e transformado por empresas qualificadas, para reinserção na cadeia produtiva como matéria-prima, de acordo com suas características peculiares. Ao material restante que não for passível de reciclagem é dada a destinação final ambientalmente adequada.

Usamos, diariamente, diversos produtos eletrônicos, mas poucas pessoas pensam no impacto ambiental que o descarte incorreto desses materiais causam na natureza. Por isso, ações como essa são sempre bem-vindas!

***

Tem interesse em saber mais sobre educação ambiental e outros temas de sustentabilidade? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça bate-papos com profissionais especialistas no tema.

Fontes: Samsung | Mobile Time