Os resíduos químicos e seu impacto no meio ambiente

23.773 Visualizações
Resíduos industriais
Foto: colefar

Muitas são as fontes degradadoras da natureza, porém os resíduos químicos são considerados os mais agressivos. Lixo e efluentes originados de indústrias, hospitais, institutos de pesquisa, etc., acabam poluindo o ambiente em que vivemos, trazendo inúmeras consequências para nossa saúde. Os compostos químicos podem penetrar no organismo pela via respiratória, através da pele ou por ingestão trazendo sérios riscos para o ser humano.

Estes resíduos ainda causam um impacto irreversível ao meio ambiente. O planeta já apresenta sinais claros de que ações impensadas do homem estão acabando com nosso bem estar. O aquecimento global, que provoca o derretimento de geleiras, enchentes, desastres naturais e desordem de temperatura são sinais claros, que estão fazendo com que os homens comecem a se conscientizar de seu papel na preservação.

A escassez da água é outro fator que causa preocupação no homem, que já começa a evitar o seu uso indiscriminado e pensar em formas para o seu reaproveitamento. Alguns danos causados já são irreversíveis, porém ainda há muito o que fazer na prevenção e regularização de algumas indústrias causadoras da degradação.

Aterro
Foto: prefeiturasetelagoas

O avanço e crescimento industrial no mundo é uma das principais causas da poluição excessiva e liberação de resíduos químicos na água, atmosfera e aterros sanitários. Em lugar de matas e novas árvores, encontramos diariamente novas indústrias se instalando e poluindo cada vez mais. Os resíduos tóxicos, considerados os mais agressivos à natureza e ao homem, podem provocar até mesmo a morte e contaminação permanente de rios e criações de animais. Alguns produtos tóxicos conhecidos são o chumbo, o cromo e os fenóis.

A norma NBR 16725, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Química, estabelece regras para que as indústrias adaptem sua segurança quanto à eliminação de resíduos. Uma das novas responsabilidades diz respeito ao fornecimento de informações sobre os resíduos constantes no rótulo dos produtos. Porém nem todas as empresas a obedecem. A falta de tratamento e eliminação incorreta dos resíduos químicos contaminam o solo, o ar e a água, sendo uma grande ameaça para a saúde pública.