4 mitos da reciclagem que você precisa conhecer

576 views

Sabemos que a reciclagem é extremamente necessária, porém existem alguns equívocos comuns a respeito dela.

Muitas vezes as pessoas se perguntam se vale a pena o tempo e a energia gastos para a reciclagem, se os produtos reciclados realmente funcionam e quando o lixo é realmente reciclado. Aqui estão 4 mitos sobre a reciclagem que você precisa saber:

1. Você não pode reciclar latas e garrafas amassadas

Essa constatação é falsa. De qualquer modo, estes materiais serão amassados no processo da reciclagem, então não há nenhum problema real em descartar os materiais já neste estado.

2. Materiais só podem ser reciclados uma única vez

Este é outro equívoco popular que circulou por muito tempo. Mesmo que isto carregue certa verdade (como no caso do plástico), outros materiais como o alumínio e o vidro podem ser reciclados quantas vezes forem necessários, sem alterar em nada a qualidade do produto.

O plástico é diferente, pois não possui vida útil tão longa em relação aos outros materiais: as garrafas d’água, por exemplo, não voltam a ser garrafas d’água com a reciclagem. Normalmente, esse material se transforma em matéria-prima para ser utilizada na confecção de outros materiais como roupas, estofados, tapetes e outros itens não recicláveis.

No caso do papel, sempre que ele é reciclado, ele sofre certo dano, porém, a qualidade de papel reciclado nos últimos anos vem evoluindo muito. Um pedaço convencional de papel pode ser reciclado de 5 a 7 vezes sem perder a qualidade. Depois disso, eles ainda podem ser utilizados em cartelas de ovos ou em algumas outras embalagens mais rústicas.

3. Produtos feitos com materiais reciclados tem qualidade inferior

Há algumas décadas atrás, produtos feitos de materiais reciclados eram frequentemente considerados abaixo da média no quesito qualidade. O papel reciclado era cinza e grosso, e o plástico era considerado pouco resistente. Contudo, os fabricantes obtiveram avanços consideráveis na qualidade uma vez que a demanda por produtos reciclados cresceu expressivamente com o passar dos anos. Numerosos estudos mostram que o papel com conteúdo reciclável apresenta altas performances de qualidade. Atualmente, podemos utilizar embalagens de papel, vidro, metal e plástico recicláveis até para alimentos.

4. Reciclar gasta mais energia do que fazer algo do novo

De acordo com a Agência de Proteção do Ambiental nos Estados Unidos, as latas de alumínio reciclado economiza 95% da energia necessária para produção, em comparação de quando é feita com materiais extraídos da natureza. A reciclagem de aço e latão economiza de 60% a 74%; papel cerca de 60%; já o plástico e o vidro economizam cerca de um terço.

Esses mitos sobre a reciclagem podem trazer muitos problemas, pois eles impedem que as pessoas adotem práticas sustentáveis e amigáveis em seu dia a dia. A criação de um simples cronograma de reciclagem em nossas vidas já é um bom primeiro passo para gerar um Pensamento Verde.