Como trabalhar o cérebro para ficar cada vez mais presente?

227 views

A tecnologia nos traz muitas facilidades, inclusive a possibilidade do trabalho remoto e também a capacidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Isso pode ser bom mas, quando sai do controle, também pode atrapalhar a vida, resultando em crises de ansiedade e estresse. É por isso que, cada vez mais, ouvimos falar sobre as técnicas de mindfulness, também conhecida como atenção plena, e meditação, que são importantes ferramentas usadas para trazer a nossa mente para o agora.

Essas técnicas também ajudam a perceber com mais facilidade todas as vezes que a mente vaga para o passado ou preocupa-se com o futuro, sendo mais fácil intervir e minimizar a influência desses pensamentos que nos tiram do presente.

E se você deseja aproveitar ao máximo o presente, vivenciando cada minuto do seu dia, confira essas cinco dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo:

1. Assuma o compromisso de permanecer presente

Permanecer no momento presente exigirá um certo esforço e comprometimento. Comece passando alguns momentos todas as manhãs lembrando-se de que você precisa viver o dia em sua total plenitude, aproveitando-o ao máximo.

2. Lembre-se sempre!

A sua mente precisa de algo para lembrar-se de permanecer no presente. Você pode fazer algumas coisas como definir um lembrete no seu celular, escrever na sua agenda ou mesmo deixar uns recadinhos no espelho do banheiro.

3. Tome ciência do seu corpo

Parte de permanecer no momento presente implica em ficar mais sintonizado com as sensações físicas que o momento presente proporciona. Esteja ciente de qualquer dor, fome ou outras necessidades físicas que precisem ser atendidas e cuide delas.

4. Seja consciente de seus pensamentos

Tente manter seus pensamentos sempre positivos e focados no presente. Se você estiver entrando em uma linha de pensamento negativa ou se preocupando com o futuro, mude o seu foco e traga os pensamentos de volta para o agora. Se você está passando um tempo com seus amigos e familiares, faça um esforço para manter sua mente neste momento. Esqueça o celular e outras distrações.

5. Esteja ciente de seu entorno

Durante o seu dia faça uma pausa e observe atentamente tudo o que está à sua volta. Em seguida, pense cuidadosamente no que está acontecendo. Existem pessoas ou animais ao seu redor? Em caso afirmativo, o que eles estão fazendo? Existe algo bonito ou interessante em seu entorno? Você pode fazer alguma observação sobre o que está acontecendo ao seu redor?

Experimente aplicar essas dicas no seu dia a dia. Você certamente perceberá grandes mudanças na sua vida.