Pesquisa Ibope mostra que brasileiros se preocupam com o meio ambiente

508 views

Levantamento revela que, apesar da preocupação com as questões ambientais, apenas 25% dizem saber muito sobre aquecimento global ou mudanças climáticas

Com o objetivo de analisar o entendimento e a preocupação da população brasileira com as mudanças climáticas e as queimadas (que acontecem todos os anos no país) o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o Programa de Comunicação de Mudanças Climáticas de Yale coordenaram uma pesquisa nacional sobre as percepções da população a respeito deste tema.

A pesquisa revelou que, para 77% dos brasileiros, proteger o meio ambiente é mais importante, ainda que isso signifique menos crescimento econômico.

Outro fato importante que a pesquisa apontou é que 84% dos entrevistados acreditam que as queimadas na Amazônia prejudicam a imagem do Brasil no exterior. Ainda sobre este tema, quando perguntados sobre quais atores são os principais responsáveis pelas queimadas na Amazônia, 33% responderam os madeireiros, 18% os pecuaristas e criadores de animais, e outros 18% os agricultores.

Aquecimento global

Apesar de 78% dos entrevistados considerarem a questão do aquecimento global muito importante e 61% se declararem muito preocupados com o meio ambiente atualmente, apenas 25% dizem saber muito sobre aquecimento global ou mudanças climáticas.

O percentual dos mais preocupados com as questões ambientais é maior entre os jovens e os mais escolarizados, assim como entre as mulheres.

A pesquisa foi realizada pelo IBOPE Inteligência com 2.600 entrevistados, maiores de 18 anos, das cinco regiões do Brasil, entre os dias 24 de setembro a 16 de outubro de 2020. As entrevistas foram realizadas por telefone com apoio de questionário eletrônico, no sistema C.A.T.I (Computer Assisted Telephone Interview).

O questionário eletrônico utilizado para a coleta dos dados foi traduzido e adaptado da pesquisa nacional sobre percepção de clima dos Estados Unidos, realizada pelo Yale Program on Climate Change Communication. Foram também adicionadas ao questionário perguntas relativas à realidade brasileira, como por exemplo, as queimadas na região amazônica.

O relatório da pesquisa pode ser baixado neste link.