Você já ouviu falar do lagarto Jesus Cristo?

5.063 Visualizações
© Depositphotos.com / Kasza Lagarto Jesus Cristo.

Ele é um réptil de 90 cm de comprimento e vive nas florestas do Panamá, Costa Rica, Honduras e Nicarágua. O lagarto Jesus Cristo é chamado de basiliscos. Sua principal fonte de alimentação é pequenos insetos e frutas.

Embora tivesse sido introduzido na Flórida onde se adaptou aos invernos mais frios, há relatos atuais de encontrarem o lagarto Jesus na costa do leste do estado da Flórida, onde pequenos grupos atravessaram a bifurcação norte do rio de Santa Lúcia.

Mas você deve estar se perguntando qual o milagre que ele faz para ser comparado com Jesus Cristo. O fato é que ao se sentir ameaçado, ao invés de fugir para a floresta, como seria esperado por qualquer outro lagarto, ele pula e corre na superfície da água, ganhando segundos preciosos para escapar enquanto o predador tenta entender o que acabou de acontecer.

Essa, portanto, é sua característica mais famosa e que faz referência à passagem da Bíblia quando Jesus andou sobre as águas. Essa habilidade incrível ocorre devido à anatomia das patas traseiras do lagarto, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas de pele, para distribuir melhor o peso do animal. Quanto menor e mais leve, maior a distância percorrida sem afundar.

Por isso, o basilisco às vezes anda como bípede. Na água, ele pode correr a uma velocidade de 1,5 metros por segundo durante aproximadamente 4,5 metros antes de afundar e começar a nadar.

Estudiosos explicam que o basilisco possui uma fileira de escamas ao redor de cada dedo que aumenta a área da pata, dando-lhe maior estabilidade sobre a linha d’água. Quando a pata toca a água cria uma bolha de ar que ajuda a sustentar o peso do animal.

Com isso, na frenética velocidade de 20 passos por segundo, o Lagarto Jesus, que já foi considerado um ser mitológico, tem tempo de pousar a outra pata antes que a bolha estoure.

wikipedia Lagarto Jesus Cristo.