Plantas e animais do cerrado brasileiro

29.310 Visualizações

Você já tentou imaginar um local onde vive a metade das aves brasileiras, 40 de cada 100 mamíferos do país, além de aproximadamente 7 mil espécies de plantas?

Cerrado
Foto: calilsouza

Esse lugar existe, o cerrado brasileiro. Ele já chegou a ocupar 25% do território brasileiro, no entanto, com o passar dos anos, diminuiu significantemente. Hoje ele ocupa os estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais e norte de São Paulo.

O clima predominante deste bioma é o tropical, que apresenta apenas dois tipos de clima bem definidos: um chuvoso, entre outubro e abril; e outro seco, entre maio e setembro. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar a até 40°C na primavera.

Plantas do cerrado

A vegetação do cerrado é constituída por tipos de plantas chamadas tropófilas e caducifólias, ou seja, aquelas que se adaptam às variações de umidade segundo o tipo de clima (seco ou chuvoso) e que as folhas caem no período de estiagem. As plantas em geral são de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas.

Arbusto de murici-do-campo
Arbusto de murici-do-campo – Foto: arvoresdesaopaulo

Algumas das plantas mais conhecidas da região são: olho-de-cabra, orelha-de-onça e o arbusto de murici-do-campo.

Fauna

A fauna do cerrado apresenta uma grande diversidade em questão de espécies, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos.

Neste bioma são conhecidas até o momento mais de 1.500 espécies de animais, entre vertebrados e invertebrados. Alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece este habitat.

Infelizmente o cerrado não ficou de fora em questão de ações e intervenções do homem no ambiente e por conta disso acaba apresentando algumas espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que têm a possibilidade de desaparecer estão o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

Sabiá do Campo
Sabiá do Campo – Foto: dariosanches

Outros animais que habitam esse espaço são: cachorro-do-mato, gambá, macaco-prego, tucano e o sabiá do campo.

Espera-se que este bioma seja preservado, respeitado e aproveitado da melhor forma possível, para que não se perca nenhuma riqueza natural ou que alguns destes importantes e lindos animais entrem em extinção.