Projeto calcula emissão de poluentes em veículos por todo o Brasil

541 views
Poluição
Foto: Júlio Fernandes e Fetranportes

O Despoluir (Programa Ambiental do Transporte), projeto de redução da emissão de poluentes chegou ao número de 1 milhão de aferições de ônibus e caminhões em todo o território nacional. O programa desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) existe para auditar a emissão de poluentes de veículos com o objetivo de reduzir a poluição ambiental e ainda evitar gastos de combustível desses veículos.

A iniciativa foi lançada em 2007 e atende aproximadamente 12 mil caminhoneiros autônomos pelas rodovias nacionais e mais 10 mil empresas ligadas ao setor de logística e transporte. Regularmente, os participantes têm seus caminhões e ônibus aferidos para medir o nível de material particulado (fumaça preta) emitido. Os caminhões e ônibus que estão de acordo com os índices determinados por lei recebem o selo de certificação. Já os motoristas dos veículos reprovados são orientados por técnicos para fazer a manutenção correta a fim de que haja menos emissão de gases tóxicos, dentre outros benefícios.

Para Clésio Andrade, presidente da CNT, “o programa tem contribuído para estimular todo o setor de transporte a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável”. No início do programa o índice de aprovação nas aferições era menor (82,89%), mas aumentou para expressivos 88,69%, aprovados em 2013, o que demonstra a incorporação da temática ambiental em boa parte do setor de transporte.