Associação Brasileira do varejo têxtil aposta em práticas sustentáveis

507 views
ABVTEX
Foto:abvtex

O mercado varejista de tecidos, em virtude das festas de final de ano, apresenta crescimento para suprir a procura por produtos têxteis nessa época. De acordo com o último balanço realizado pela ABVTEX, entre 2007 e 2012, o segmento de confecção apresentou aumento de 8,9%, sendo que o volume de vendas do varejo de artigos têxteis e de vestuário cresceu 3,9% ao ano em média.

Mas somente os dados sobre o crescimento desse segmento da indústria não são suficientes para denominar um fornecedor quanto a sua responsabilidade social. Por isso, a Associação criou análises de desempenho sustentável para as empresas como uma das premissas da sustentabilidade que visa o bem estar do colaborador.

O projeto permite certificar e monitorar fornecedores sobre as boas práticas de responsabilidade social e sobre as relações do trabalho. A certificação consiste na realização de análises de práticas da gestão relacionadas aos seguintes temas: trabalho estrangeiro irregular, trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, abuso e assédio, discriminação, saúde e segurança do trabalho, monitoramento e documentação, compensação, horas trabalhadas, benefícios, monitoramento da cadeia produtiva e meio ambiente.

Segundo o conselho diretor da Associação, uma das metas do programa foi cumprida. O projeto já certificou todos os fornecedores das redes varejistas associadas até o final de 2012. Em 2013 já foram produzidos certificados para 1.994 indústrias de confecção e subcontratadas. O empenho da Associação trouxe mais resultados promissores como o destaque entre os vencedores do 3° Prêmio Fecomercio Sustentabilidade, na categoria Entidade.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)

Ação: Programa de qualificação de fornecedores para o varejo têxtil