Pesquisa revela que o mês de junho foi o quinto mais quente da história do Planeta

466 views
Junho mais quente da história
Termômetro marca quase 54°C na Califórnia  Foto: Reuters

Pesquisa divulgada na semana passada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) constatou que a Terra teve o quinto mês de junho mais quente da história.

A temperatura média global do mês passado, de 16,14°C, empatou com a de 2006 e foi 0,64°C acima da média registrada no século 20 (15,5°C) na maioria dos países do hemisfério norte, onde o verão predomina nesta época do ano.

Recordes de dias quentes foram registrados na maior parte do Canadá, Rússia e sul do Japão. As regiões sul e central da África e o sul da China também marcaram temperaturas altas no mesmo período.

Em meio ao calor, as chuvas têm sido variadas este ano. Na costa leste dos EUA, por exemplo, índices registraram mais chuvas do que a média em junho, enquanto a Califórnia teve o ano mais seco da história, disse o levantamento.

Já a Europa Ocidental, Ásia Central e Índia não sofrem com o calor e contrariam a tendência com temperaturas mais frias que a normal.

Ondas de calor prejudicam animais

Com as altas temperaturas registradas no último mês, donos de animais e zoológicos tiveram que procurar alternativas para ajudar os animais a enfrentarem o forte calor. Blocos de gelo recheados com alimentos e ventiladores têm ajudado a aliviar a sensação térmica.

Junho mais quente da história
Ursos polares comem frutas congeladas no Zoológico de Brookfield (EUA) – Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP